Terça, 03 Dezembro 2024

Listas

Alphaville é tido como potência educacional

Especiais

Alphaville é tido como potência educacional

Primeiros colégios foram instalados em Alphaville no ano de 1981 

Em junho de 1999, a Universidade Mackenzie implantou sua primeira unidade no campus Alphaville (Foto: @felipebarros)
Quem mudou para o bairro há 40 ou 50 anos enfrentou o desafio de encontrar poucas unidades escolares para seus filhos. Uma enquete realizada nas redes da FA mostra que muitas pessoas precisaram buscar ensino fora do bairro no início da urbanização.

Na enquete com 325 participantes, 47% escolheram escolas no bairro, 29% procuraram opções na região e 25% precisaram se deslocar para a capital naquele período.

Hoje, Alphaville abriga escolas e universidades renomadas, oferecendo ensino tecnológico de ponta, metodologias próprias e programas bilíngues.

A Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville e o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional foram as primeiras instituições de ensino inauguradas no bairro, há 42 anos, em 1981. 

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional iniciou suas atividades com 121 alunos nos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, são mais de 3,1 mil estudantes.

"No final dos anos 70, o Conselho Administrativo do Mackenzie juntamente com o Reverendo Boanerges Ribeiro, Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, observaram a demanda de novos núcleos residenciais construídos ao longo da Rodovia Castello Branco e compreenderam que seria bastante promissor oferecer um colégio, nos mesmos padrões do Mackenzie São Paulo, aos moradores do bairro, pois essas famílias levavam seus filhos para estudar em Osasco ou em São Paulo", contou Tania Calazans Silva, Diretora da Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), unidade Alphaville.

Em junho de 1999, a Universidade Mackenzie implantou sua primeira unidade no campus Alphaville, com a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas (atualmente CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas), com os cursos de Administração de Empresas e Comércio Exterior.

Já a Escola Fernão Gaivota conta com uma metodologia de ensino bilíngue canadense e continua a crescer, adaptando-se às mudanças da sociedade e do bairro, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Outras unidades

A Escola Morumbi Alphaville, por exemplo, utiliza o sistema de ensino Poliedro, com vistas aos exames vestibulares. O Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci têm como característica principal uma metodologia ativa de aprendizagem, onde o aluno construa seu protagonismo.

A Escola Internacional de Alphaville nasceu na Avenida Morumbi, em São Paulo, no ano de 1969. A partir de 1999 foi inaugurada a unidade em Alphaville, quando o processo de ampliação ganhou ainda mais fôlego.

Di Genio traz Objetivo ao bairro 

O Colégio Objetivo instalou-se em Alphaville em março de 1988, oferecendo o ciclo completo: da Educação Infantil ao Ensino Médio, para mais de mil alunos. A ideia da inauguração da unidade no bairro foi estudada e aprimorada pelo Professor Dr. João Carlos Di Genio, fundador da instituição educacional UNIP/Objetivo e reitor; bem como pelo Prof. Jorge Brihy, que, por décadas, foi diretor-geral do grupo; ambos falecidos em 2022. O Prof. Jorge Brihy costumava dizer que, ainda antes de 1988, havia sido procurado por um grupo de pais e mães que, conhecedores da atuação da escola em São Paulo, queria que o Objetivo se instalasse também em Alphaville. Em 1992, a UNIP foi a primeira universidade a chegar em Alphaville. "Acreditávamos em um mercado promissor, que atrairia um grande contingente de estudantes vindos das cidades vizinhas. O tempo mostrou que estávamos certos".

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/