Sexta, 27 Setembro 2024

Listas

Mobilidade é principal demanda de Alphaville em planos de governo

Especiais

Mobilidade é principal demanda de Alphaville em planos de governo

Enquete feita pela FA indica que tema também é a principal preocupação de moradores sobre a região 

Candidatos citam pontes, duplicação e abertura de novas vias como soluções (Foto: Felipe Barros)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O trânsito e a mobilidade urbana aparecem como a principal preocupação de moradores e também nas promessas dos candidatos a prefeito quando falamos em Alphaville. Dividido entre as cidades de Barueri e de Santana de Parnaíba, com uma grande área empresarial e residenciais de alto padrão, o volume do trânsito nos horários de pico é uma dor de cabeça para moradores e é visto como a principal área que precisa de intervenções do poder público municipal.

Enquete realizada pela Folha de Alphaville nesta semana sobre qual a principal demanda da região teve a mobilidade indicada por 65% dos seguidores, seguido de segurança, com 16%, esporte e lazer, com 9%, e saúde, com 8%.

Essa percepção aparece também nos planos de governo apresentados pelos candidatos a prefeito de Barueri e de Parnaíba, que prometem novas vias e viadutos para desafogar o tráfego.

No entanto, foram poucas menções ao bairro nos textos registrados junto à Justiça Eleitoral e outros tipos de soluções, como o avanço do transporte público na região, ficaram em segundo plano. Barueri tem uma frota de mais de 221 mil veículos, enquanto Parnaíba possui 94 mil. Além disso, Alphaville recebe uma grande quantidade de trabalhadores de cidades vizinhas, e o trânsito fica estrangulado.

Candidatos baruerienses

Em Barueri, o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) cita no plano que dará continuidade à criação de ciclovia na Via Parque e também o prolongamento da avenida Pirarucu, interligando à rua Consolação em Carapicuíba, visando melhorar o fluxo também na saída de Alphaville.

Já o ex-prefeito Gil Arantes (União) cita que fará novas pontes, uma delas ligando bairros da Chácara Marco e Via Parque. Também promete a ampliação da ponte do acesso entre o Tamboré e Carapicuíba. Fala ainda em um novo viaduto para a alameda Araguaia sobre a avenida Piracema, e também em um acesso para a avenida Pirarucu.

Por fim, cita um novo túnel partindo da avenida Tucunaré com destino à avenida Paiol Velho, eliminando o cruzamento em frente ao Mackenzie.

Fabião (MDB) e Sabrina Nabuco (PSOL) não citam especificamente Alphaville nos planos.

Parnaibanos

Do lado de Santana de Parnaíba, o ex-prefeito Elvis Cezar (Republicanos) promete uma nova ponte em Alphaville que "facilitará o trânsito entre Alphaville e Chácaras Marco, conectando Santana de Parnaíba a Barueri com mais fluidez". Promete também a duplicação da avenida Yojiro Takaoka.

No caso de Silvinho Filho (PSD), o plano aponta para a abertura de novas vias, com "planejamento de novas possibilidades viárias, principalmente na região de Alphaville, com intuito de reduzir gargalos, com a participação da sociedade civil."

O ex-prefeito Professor Aristides (PT) quer expandir a Via Parque de Alphaville até o centro, atravessando a ponte sobre o rio Tietê. Já Leandro Monteiro (PL) apresenta no plano de governo que, se eleito, fará investimento em melhorar as "rotas de fuga" com alternativas de saída e chegada de bairros, entre eles Alphaville. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/