Inep divulga resultados do Enem nesta sexta-feira (18)
Notas são usadas para busca de vagas em universidades públicas e bolsas em particulares
Os mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, podem, a partir dessa sexta-feira (18), consultar as notas obtidas na avaliação. O acesso deve ser feito na página do participante (www.enem.inep.gov.br) ou no aplicativo oficial do exame. Para os treineiros, o resultado será divulgado apenas em março.
A nota do Enem é calculada usando a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes na questão.
Logo, as questões que tiverem o maior número de acertos serão consideradas fáceis, e valerão menos pontos. Já estudante que acertar um item de alto índice de erros, ganhará mais pontos por ele.
A média obtida no Enem pode ser utilizada para a busca de uma vaga em universidades públicas de todo o país, para bolsas parciais ou integrais em universidades particulares, ou para o financiamento estudantil. Isso ocorre por meio do Programa de Seleção Unificado (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fies, respectivamente.
Cronograma
As inscrições para o Sisu serão abertas na próxima terça-feira (22) e terminam na sexta-feira (25). Estão sendo oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país.
No site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) é possível escolher duas opções de curso. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.
O resultado da primeira lista sairá no dia 28 e os aprovados tem até o dia 4 de fevereiro para fazer a matrícula na unidade de ensino em que obteve êxito. O prazo para escolher participar da lista de espera é de 28/1 a 4/2.
As inscrições no Prouni (www.prouni.mec.gov.br) devem acontecer entre 29 de janeiro 1º de fevereiro. Os candidatos podem conseguir bolsa de estudo parcial (50%) ou integral (100%) a depender da faixa de renda em que se enquadrem. Estudantes que tenham bolsa de 50% do Prouni podem também contratar o Fies.
As inscrições no Fies (www.fies.mec.gov.br) acontecerão entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Para conseguir o financiamento, é pré-requisito que o candidato tenha alcançado a média mínima de 450 pontos nas provas do Enem e pontuação acima de zero na redação.