Entre as 10 melhores empresas da categoria pequeno e médio porte, sete são de Alphaville
As três primeiras colocadas estão no bairro
Entre as dez melhores empresas para trabalhar em Barueri e região, sete possuem sede ou unidade em Alphaville. De acordo com o ranking GPTW, a H.Strattner (Avenida Tucunaré, Barueri), ocupa o 1º lugar, na categoria pequeno e médio porte. A companhia, que atua no ramo de serviços voltados para a área da saúde, havia conquistado a mesma posição em 2019. Naquele ano, em relação a 2018, tinha subido três colocações no ranking.
Nesta edição, divulgada este mês, atrás da H. Strattner, aparece a Elo Serviços, Alelo, Ingram Micro, Repom, Smiles, Catho, Harald, Daichi Sankyo Brasil e Livelo. Destas, apenas a Ingram Micro, a Catho e a Harald não estão em Alphaville. Na ordem, as duas primeiras empresas ficam no Tamboré e na cidade de Santana de Parnaíba.Premiação
No dia 3 de setembro, aconteceu a 6ª edição do ranking Great Place to Work (GPTW), de forma online, para avaliar o clima organizacional das empresas e, assim, eleger destaques da região. Para participar desta lista, é preciso ter, no mínimo, 30 funcionários e concorrer com um CNPJ registrado na Região Metropolitana Oeste de São Paulo (Barueri, Cotia, Santana de Parnaíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Carapicuíba e Pirapora de Bom Jesus). Na edição 2020, 30 empresas foram premiadas, sendo 10 de porte grande e 20 de porte médio e pequeno. No total, foram aproximadamente 100 inscritas, representando cerca de100 mil funcionários.
Práticas
De acordo com Luise Freitas, diretora do GPTW – Barueri e Região, as empresas premiadas, em ambas as categorias, se destacam principalmente nas áreas de práticas culturais Cuidar, Contratar e Receber, Inspirar e Celebrar. "Não é à toa que 93% dos colaboradores das empresas premiadas tem orgulho de pertencer e 90% recomendaria sua organização para amigos e familiares como um excelente lugar para trabalhar", contou.
Perfil
A média de tempo de existência das premiadas, por exemplo, é de 27 anos. Quando o assunto é turn over, as destaques apresentam, em média, uma taxa de saída voluntária de 8%, enquanto a média de turn over geral no Brasil é de 20%, de acordo com o relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) de 2018, ou seja, as pessoas ficam por mais tempo nas empresas consideradas Great Place to Work.