Eleitores de Barueri gostariam que eleição fosse para segundo turno
Com quatro pré-candidatos na disputa para a prefeitura, moradores mostram preferência por decidir em duas rodadas de votação, o que nunca aconteceu na história
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A maioria dos eleitores de Barueri demonstrou ser favorável à realização de um segundo turno nas eleições municipais, algo que seria inédito na cidade e que pode se viabilizar por conta do lançamento de uma terceira via no município, em especial com o nome do vereador Fabião (MDB), confirmado na corrida eleitoral.
É o que indica pesquisa realizada pelo Instituto Badra Comunicação entre os dias 10 e 11 de julho de 2024. 59,9% dos entrevistados responderam serem favoráveis a definir a eleição em duas etapas e concordaram com a afirmação de que "o segundo turno permite uma escolha democrática, dando aos eleitores a chance de decidir entre os candidatos mais votados."
Barueri é uma das 14 cidades da Grande São Paulo que podem ter duas rodadas de votação, pois possui mais de 200 mil eleitores. Apesar disso, na história da cidade, nunca houve uma eleição decidida em duas etapas. Para que isso ocorra, é necessário que nenhum dos prefeituráveis ultrapasse a marca de 50% dos votos.
Na eleição deste ano, além dos grupos que rivalizam o poder nas últimas décadas, haverá outros concorrentes que podem ampliar a chance de duas rodadas de votação. O vereador Fabião (MDB) tem buscado contrapor os grupos que estão no poder, hoje comandado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB), que encerra o sexto mandato à frente da prefeitura.
Furlan escolheu o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) para a corrida eleitoral, enquanto o ex- -prefeito Gil Arantes (União) tenta um terceiro mandato. Além deles, Sabrina Nabuco (PSOL) também confirmou a candidatura nos últimos dias.
Por outro lado, 25% dos eleitores responderam serem contra um segundo turno, e 11,5% afirmaram serem indiferentes a isso.
Ano pode ser diferente
Historicamente, Barueri não tem segundos turnos, pois tem tido sempre o grupo alinhado ao prefeito Rubens Furlan (PSB) conseguindo a ampla maioria dos votos e desestimulando o lançamento de novos nomes.
A eleição mais equilibrada da história foi a de 2012, quando Gil Arantes (União) teve 54% dos votos e foi eleito contra Carlos Zicardi (MDB). No entanto, não haviam candidaturas de nomes que vieram da Câmara Municipal na época, caso de Fabião (MDB), que tenta superar a polarização dos dois grupos e se consolidar como nome que poderia levar a uma segunda rodada de votação.