Sexta, 25 Outubro 2024

Listas

De cães e gatos a animais exóticos, 13% dos apartamentos brasileiros têm pets, revela pesquisa

Especiais

De cães e gatos a animais exóticos, 13% dos apartamentos brasileiros têm pets, revela pesquisa

Levantamento foi feito neste ano pela uCondo, startup especializada em gestão condominal  

Os favoritos seguem sendo os cães e gatos, 69,4% dos pets são cachorros e 27,5%, gatos (Foto: Imagem Free Pik)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A uCondo, startup especializada em gestão condominial, realizou pesquisa neste ano e constatou que 13% dos apartamentos no Brasil abrigam algum tipo de pet, como cães, gatos ou pássaros.
Além disso, o levantamento apontou que 3,1% dos condomínios possuem animais mais exóticos, como porcos, roedores, répteis e anfíbios, os sapos também integram as preferências. No entanto, os favoritos seguem sendo os cães e gatos, 69,4% dos pets são cachorros e 27,5%, gatos.

Desafios
O aumento da presença de animais nos apês também traz seus desafios. Em 2023, a uCondo registrou mais de mil reclamações envolvendo pets em condomínios, principalmente relacionadas a barulho, sujeira e o uso das áreas comuns. "Embora frequentes, os desafios não têm diminuído o número de pets nos prédios. Por isso, a criação de regras claras sobre a convivência com animais é essencial para evitar conflitos entre os moradores", afirma Marcus Nobre, CEO da uCondo.

A startup também oferece uma solução prática: um sistema de cadastro de animais diretamente no aplicativo condominial, facilitando o controle e a gestão.

Estrutura para pets
De olho nesta presença que só aumenta, muitos condomínios já possuem áreas dedicadas especialmente aos animais, como playgrounds, praças e até parques exclusivos para eles. Os espaços estão destinados a melhorar a qualidade de vida dos pets, mas também incentivar a interação social entre os moradores. "Enquanto os animais brincam, os donos podem se conhecer e socializar, fortalecendo o convívio comunitário", destaca o CEO.

Dicas para evitar conflitos
Respeite a Lei do Silêncio: Conheça e siga as regras do condomínio sobre barulho. Evite deixar seu pet fazer barulho excessivo, especialmente em horários de silêncio.

Mantenha áreas comuns limpas: sempre limpe as fezes do seu animal imediatamente e evite que ele urine em locais inadequados. Isso ajuda a manter as áreas comuns agradáveis para todos.

Utilize coleiras e guias: Ao passear com seu pet nas áreas comuns, use coleiras e mantenha seu animal sob controle para evitar incidentes com outros moradores ou pets.

Cadastre seu pet: Verifique se o condomínio exige o cadastro de animais. Manter as informações atualizadas facilita a gestão e a convivência.

Participe de reuniões: Esteja presente nas reuniões de condomínio e contribua para discutir regras e soluções sobre a convivência com animais. Isso ajuda a promover um ambiente colaborativo.

Utilize coleiras e guias: Ao passear com seu pet nas áreas comuns, use coleiras e mantenha seu animal sob controle para evitar incidentes com outros moradores ou pets.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/