Sábado, 23 Novembro 2024

Listas

Com guia mensal, Barueri entra no circuito Estadual

Especiais

Com guia mensal, Barueri entra no circuito Estadual

Cidade oferece diversas opções de programações gratuitas aos moradores, desde shows a exposições 

Bruno Gadiol é morador de Barueri e um dos artistas que costuma se apresentar no Cultura no Parque (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O município de Barueri tem se consolidado cada vez mais como um polo atrativo no circuito cultural paulista. Com um guia especial elaborado mensalmente, a cidade oferece aos moradores diversas opções de programações, como por exemplo, apresentações musicais, de dança, teatro, humor, além de exposições.

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Cultura e Turismo, órgão responsável pelo planejamento das atividades da cidade, tem procurado estimular as artes locais e os artistas do município. Um dos meios utilizados é a realização dos cursos gratuitos das Oficinas das Artes, Núcleo de Música e de Dança, onde são oferecidas formações artísticas para crianças e jovens, apoiados por bases teóricas e práticas.

Entre outras iniciativas, está também o programa Cultura no Parque, que acontece todos os domingos, a partir das 11h, no Parque Municipal Dom José (Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto). Semanalmente, artistas são convidados a subirem no palco do local, recebendo infraestrutura, iluminação e som para apresentações.

Morador de Barueri, o artista Bruno Gadiol, que já participou do programa The Voice e de uma temporada da novela Malhação, ambos da TV Globo, é um dos cantores que tiveram a oportunidade de se apresentar no local e que recebe apoio da administração municipal. "Foi muito bom ver pessoas que me conheceram com 12 anos ali me assistindo cantar para tanta gente. E também alguns que me conheceram já na televisão e que me admiram por saber que sou um menino de Barueri - acho que eles sentem orgulho como se fosse alguém da família, alguém próximo", disse o artista à Folha de Alphaville, sobre uma das suas apresentações na cidade.

O município tem promovido também dezenas de festivais- Música, Teatro, Artes Plásticas, Teatro e Dança. No ano passado, concomitante com o Baruart RV, aconteceu em Barueri a seletiva para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, uma das mais concorridas no mundo, colocando a cidade no circuito internacional de dança.

Exposições
Ao todo, moradores de Barueri visitaram cerca de 23 exposições na cidade, de trabalhos de diversas modalidades, como pintura, escultura, fotografia e desenho gráfico ao longo de 2018. Para este ano, a previsão é de que aconteçam mais mostras, sendo que recentemente, esteve em cartaz na Pinacoteca uma sobre a Semana de 22 de Arte Moderna.

Grandes nomes da música na cidade
Não são apenas moradores de Barueri que se apresentam no município, grandes nomes da música brasileira visitaram a cidade ao longo do ano passado. Entre eles, o Maestro João Calos Martins e a Orquestra Bachiana, Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, Renato Teixeira, Benito Di Paula, Família Lima, Demônios da Garoa, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, no show "O Grande Encontro", entre outros.
Recentemente, no início das celebrações do aniversário da cidade, o músico da MPB, Oswaldo Montenegro esteve no Cultura no Parque. No próximo domingo (24), o grupo Falamansa faz o show especial dos 70 anos de Barueri no Boulevard Central, a partir das 11h.

Praça das Artes: novo espaço e mais atividade
A Prefeitura executa, desde o ano passado, a construção da Praça das Artes, novo complexo cultural, que promete ser o cartão postal da cidade. O equipamento está sendo erguido no quarteirão onde ficava o Teatro Municipal de Barueri (Rua Ministro Raphael de Barros, 255), demolido há alguns meses.

A Praça ficará em um terreno de 12.098,28 metros quadrados e terá área construída de 20.807,41 metros quadrados. Entre os ambientes, estão inclusos dois palcos para ensaio, fosso para orquestra de 50 músicos, salas de teatro, dança e de aulas para as oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos, além de música e artesanato. "Temos atualmente 3.800 alunos inscritos nas oficinas promovidas pela Secretaria de Cultura. A expectativa é de que após a conclusão da praça o número passe para 10 mil moradores", explica Jean Gáspar, secretário de Cultura. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/