Cidade celebra aniversário com motivos para comemorar
Município coleciona boas avaliações nas áreas da educação, saúde e infraestrutura urbana, aponta Seade
Na próxima terça-feira (26), Barueri faz aniversário. Na chegada aos seus 70 anos de emancipação político-administrativa, o município apresenta bons indicadores nas mais diversas áreas, de acordo com dados mais recentes da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), coletados pela reportagem.
Com taxa de crescimento populacional acima da média do país, que foi de 1,10% (ante 0,82% da nacional) no ano passado, Barueri tem atualmente mais de 271.306 habitantes, que estão espalhados por uma área de 65,70 quilômetros quadrados. O número classifica o território barueriense como o terceiro município mais populoso entre todas as cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo-Cioeste.
A taxa de natalidade no município é também é o dobro do indicador de todo o Estado de São Paulo- 21,75 por mil habitantes-, o que demonstra que apesar de também ter entrado em um ritmo de desaceleração, a população continuará crescendo nos próximos anos. Em relação a mortalidade infantil, Barueri apresenta um dos menores indicadores da região: 8,03 óbitos para casa mil nascidos vivos, muito abaixo da média das cidades paulistas, que registram cerca de 10,74 mortes a cada mil nascidos vivos.
O município também demonstra desenvolvimento superior em relação à média estadual nas áreas da Habitação e Infraestrutura Urbana. Desde 2010, mais de 99% dos moradores possuem os serviços básicos de coleta de lixo, abastecimento de água e esgoto sanitário.
Educação
A taxa de analfabetismo entre a população barueriense de 15 anos e mais está em 4%, inferior à do Estado, de 4,33%. Na cidade, moradores inseridos na faixa etária de 18 a 24 anos, com pelo menos o Ensino Médico completo, somam mais da metade da população (54,92%).
No último Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), de 2017, divulgado no ano passado, a rede de ensino pública de Barueri apresentou taxa superior à média nacional e ultrapassou as medas propostas para a prova no ano de avaliação.
Na primeira etapa do Ensino Fundamental (4ª série/5º ano), Barueri foi avaliada com 6,5 ultrapassando em 0,4 pontos a meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2017. Em comparação ao âmbito nacional, a cidade tive um desempenho acima da média do país, que foi 5,5 para as instituições públicas, um ponto a mais.
Já na segunda fase (8ª série/9º ano), Barueri teve média de 5,5, enquanto a média nacional para esta etapa ficou em 4,4. Na avaliação do 3º ano do Ensino Médio, Barueri obteve uma média de 4,4. O número foi superior ao Ideb da rede pública estadual brasileira (3,5) e igual à meta estipulada pelo Ministério da Educação à faixa de ensino.