Terça, 23 Abril 2024

Listas

Campeões de procura, saiba usar cimento queimado, concreto e tijolinhos

Especiais

Campeões de procura, saiba usar cimento queimado, concreto e tijolinhos

"Queridinhos" - Arquiteto ensina a aplicar sem erro materiais em projetos de arquitetura e decoração 

Substituição - Revestimentos permitem imitar os materiais (Divulgação)

Cimento queimado, concreto aparente e tijolos geram dúvidas, mas algumas dicas ajudam a aplicar esses materiais _muito usados em projetos mais rústicos e industriais.

Cimento

Em áreas grandes, deixe juntas para evitar rachaduras. É possível aplicá-lo em cores diferentes e em paredes. No teto, pede simplicidade e unidade. "Nada muito pesado e adornado, como grandes lustres ou luminárias com muitas cores", aconselha o arquiteto Bruno Moraes. Não use ao redor de piscinas. Com aplicação mais limpa, porcelanatos imitam o acabamento.

Concreto

"Caso já exista uma laje ou pilar do material, basta lixar, tirando a pintura e a massa corrida até chegar ao concreto bruto", diz Moraes. Depois, aplique uma seladora incolor e fosca. Para texturas que imitam o material, siga as instruções do fabricante. Evite combinar com tons muito escuros. Madeira, metal, tijolo e certas pedras e mármores ficam bem com concreto e cimento.

Tijolo

O de barro deve ser evitado em áreas molhadas e expostas a batidas ou umidade, já que pode perder a cor, "esfarelar" e absorver água. Combine com madeira, cimento, metal, alguns porcelanatos e cores claras. Há revestimentos que imitam paredes descascadas. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/