Brasileiros acreditam que comprar imóvel é melhor do que alugar
Dado é de uma pesquisa realizada pelo Grupo OLX
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Uma pesquisa chamada "Mitos e verdades sobre o setor imobiliário", divulgado recentemente pelo Grupo OLX, revelou que 70% dos brasileiros acreditam que adquirir um imóvel é a melhor opção.De acordo com Rafael Nader, vice-presidente de imóveis do Grupo OLX, é preciso considerar alguns fatores antes de comprar um imóvel, como capacidade de pagamento e financiamento, disposição de recursos líquidos, potencial de valorização daquele imóvel específico, capacidade de rentabilização dos investimentos financeiros, taxa de juros atual e futura e a expectativa sobre uso do imóvel.
"Sabemos que, no Brasil, ter a casa própria é um sonho e representa segurança, mas não podemos concluir que é verdade absoluta que comprar é mais vantajoso que alugar (...) De qualquer forma, é fundamental que quem busca um imóvel esteja muito bem informado para tomar decisões bem fundamentadas, considerando tanto necessidades e quanto oportunidades disponíveis", apontou.
O estudo, encomendado pelo Grupo OLX, foi realizado por meio da plataforma da MindMiners entre os dias 15 e 21 de maio de 2024. Foram entrevistadas 300 pessoas residentes de todo o Brasil, de diferentes gêneros, idades e classes sociais. O nível de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro fica em torno de 5%.
Imóvel na planta
A pesquisa mostrou ainda que 57% dos respondentes acreditam que é mais barato comprar um imóvel na planta. O especialista destacou a importância novamente de avaliar antes de tomar essa decisão.
"Embora os imóveis na planta possam ser uma ótima opção e apresentem boas condições de pagamento parcelado antes da entrega, tendendo a valorizar durante a obra, é preciso avaliar todas as etapas e custos envolvidos no processo (...) Ao mesmo tempo, há imóveis usados que têm valores de metro quadrado inferiores, e que também podem se valorizar conforme o mercado aquece", afirmou Nader.