Especial Barueri: um desafio chamado mobilidade urbana
Como forma de melhorar o trânsito em Barueri e se projetar para o futuro, a gestão tem investido em diferentes obras
Com uma frota de 176.427 veículos, de acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os mais recentes, e uma cidade que não para de crescer, a mobilidade urbana é um dos principais desafios enfrentados em Barueri. Como forma de melhorar o trânsito no município e se projetar para o futuro, a gestão tem investido em diferentes obras.
É o caso da construção de uma via que interligará a Av. Café do Ponto, paralela à rodovia Castello Branco, até a ponte Antônio Macedo Arantes, que leva até a Al. Tocantins. Serão 280 metros de extensão e 14 metros de largura para o leito carroçável, com um trecho aéreo (viaduto) de acesso às atuais alças da ponte.De acordo com a prefeitura, a obra proporcionará uma rota alternativa ao tráfego da R. da Prata para motoristas que saem da Castello e acessam Alphaville pela ponte e vice-versa. "Essa é uma obra para o segundo semestre e deverá, juntamente com a remodelação da Rua da Prata, trazer uma enorme melhoria para o trânsito, inclusive em Alphaville", apontou a gestão.
Um plano de recapeamento também está sendo realizado na cidade. As obras fazem parte de um convênio da prefeitura com o governo federal que tem como objetivo contribuir com o crescimento da região e ainda oferecer maior conforto e segurança aos motoristas.
Entre as ruas que receberão o serviço estão a Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, no Tamboré, Al. República do Chile, na Chácaras Peróba, e a Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, na Vila Ceres.
"No último ano, a Secretaria de Obras fez recapeamento em diferentes vias arteriais da cidade, como Avenida Exército Brasileiro, Alameda Araguaia e Avenida Chico Mendes", disse.
Extensão das marginais
Outra obra que deve interferir no tráfego local é a da extensão das marginais da Rodovia Castello Branco entre o km 23 até o km 32, em ambos os sentidos. Atualmente, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está discutindo com a Concessionária ViaOeste a revisão dos projetos básicos apresentados.
"Quanto à temporalidade para que todos os trâmites sejam seguidos e atendidos, estima-se para o primeiro semestre de 2022, que tais investimentos tenham seu início", afirmou a agência.