Sexta, 27 Setembro 2024

Listas

Bairro é reconhecido por ensino tecnológico de ponta e programas bilíngues

Especiais

Bairro é reconhecido por ensino tecnológico de ponta e programas bilíngues

Primeiros colégios chegaram na região em 1981  

Em 1992, a UNIP foi a primeira universidade a chegar em Alphaville (Foto: Felipe Barros)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Alphaville também é reconhecido por ter escolas e universidades renomadas, que oferecem ensino tecnológico de primeira, metodologias próprias e programas bilíngues.

O bairro recebeu os primeiros colégios há 42 anos, quando a Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville e o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional se instalaram na região, em 1981.

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional iniciou suas atividades com 121 alunos nos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, são mais de 3,1 mil estudantes.

"No final dos anos 70, o Conselho Administrativo do Mackenzie juntamente com o Reverendo Boanerges Ribeiro, Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, observaram a demanda de novos núcleos residenciais construídos ao longo da Rodovia Castello Branco e compreenderam que seria bastante promissor oferecer um colégio, nos mesmos padrões do Mackenzie São Paulo, aos moradores do bairro, pois essas famílias levavam seus filhos para estudar em Osasco ou em São Paulo", contou Tania Calazans Silva, Diretora da Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), unidade Alphaville.

Já a Escola Fernão Gaivota conta com uma metodologia de ensino bilíngue canadense, a Maple Bear, e continua a crescer, adaptando-se às mudanças da sociedade e do bairro, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Escola Internacional de Alphaville nasceu na Avenida Morumbi, em São Paulo, no ano de 1969. A partir de 1999 foi inaugurada a unidade em Alphaville, quando o processo de ampliação ganhou ainda mais fôlego.

A Maple Bear fornece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de alta qualidade também com base no programa do Canadá, desenvolvido por diferentes especialistas em educação e a forte presença global da rede - que já está em 30 países.

Universidade Mackenzie

Em junho de 1999, a Universidade Mackenzie implantou sua primeira unidade no campus Alphaville, com a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas (atualmente CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas), com os cursos de Administração de Empresas e Comércio Exterior.

Preparação para vestibulares

A Escola Morumbi Alphaville, por exemplo, utiliza o sistema de ensino Poliedro, com vistas aos exames vestibulares.

Colégio Objetivo

O Colégio Objetivo instalou-se em Alphaville em março de 1988, oferecendo o ciclo completo: da Educação Infantil ao Ensino Médio, para mais de mil alunos. A ideia da inauguração da unidade no bairro foi estudada e aprimorada pelo Professor Dr. João Carlos Di Genio, fundador da instituição educacional UNIP/Objetivo e reitor; bem como pelo Prof. Jorge Brihy, que, por décadas, foi diretor-geral do grupo; ambos falecidos em 2022. O Prof. Jorge Brihy costumava dizer que, ainda antes de 1988, havia sido procurado por um grupo de pais e mães que, conhecedores da atuação da escola em São Paulo, queria que o Objetivo se instalasse também em Alphaville. Em 1992, a UNIP foi a primeira universidade a chegar em Alphaville.

Desempenho

O Colégio Anglo Leonardo da Vinci, que conta com unidade em Alphaville, já alcançou a média de 526 pontos no exame internacional PISA- -S, dado divulgado em 2023, voltado para avaliar a qualidade de ensino e aprendizagem das instituições. O desempenho dos alunos também está acima da média dos países-membros e associados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que atualmente ocupam a 38ª posição com 488 pontos. Já a média do Brasil é de 400 pontos. A unidade de Alphaville, assim como as unidades de São Paulo, Granja Viana e Osasco, foi incorporada em 2021 pela Inspira Rede de Educadores, que começou a adotar o PISA-S para acompanhar o rendimento dos estudantes.

Escola Morumbi Alphaville

A Escola Morumbi de Alphaville surpreendeu ao inserir na grade curricular dos estudantes do 4º ao 8º ano o Espaço Maker, ferramenta pedagógica voltada para a linguagem de programação e desenvolvimento do pensamento educacional e também o Laboratório Virtual, com utilização de óculos VR (virtual reality) e experimentos em sala de aula. Para os pequenos da Educação Infantil, a Escola Morumbi de Alphaville oferece o Yellow Park, sucesso entre as crianças de 1 a 6 anos, o parque auxilia no desenvolvimento motor e musical, estimulando a criatividade e a imaginação.

Escola Internacional de Alphaville

Desde o início das suas atividades, a Escola Internacional de Alphaville adota uma proposta diferenciada de excelência acadêmica comparável às melhores escolas internacionais do mundo. Foram os pioneiros em estruturar e iniciar no ano de 2.000, no Brasil, um projeto de uma Escola Brasileira de Educação Bilíngue abrangente da educação infantil ao ensino médio. A instituição é definida como uma escola Amorosa, Bilíngue, Inovadora e Única.

Castanheiras

A proposta da Escola Castanheiras nasceu do encontro da vocação de educadores, atentos ao desenvolvimento integral das pessoas, à formação do conhecimento, aos estudos de metodologias, com as perspectivas de um currículo internacional. A Castanheiras é uma escola brasileira, com um currículo global dedicado à multiculturalidade e às demandas da sociedade contemporânea. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/