Torneios online movimentam mercado dos games
Jogos no estilo MOBA, como League of Legends e DOTA, costumam lotar estádios de futebol por onde passam
A indústria do entretenimento sempre foi extremamente lucrativa, principalmente nos mercados de filmes, música e espetáculos. Entretanto, essa realidade vem se alterando ao longo das últimas décadas com a mudança de patamar que os games atingiram.
O que antes era encarado como uma mera diversão ou apenas um divertimento infantil, agora começou a se tornar algo cada vez maior, principalmente por conta da evolução tecnológica que possibilitou uma maior interação, qualidade e jogabilidade. Foi assim que vimos o mercado dos games se transformar em um dos maiores do mundo e já com projeção de ser seis vezes mais lucrativo do que o do cinema.
Portanto, o início de torneios e campeonatos profissionais de jogos foi um caminho natural para esse setor que está cada vez maior. E essas competições são importantes não apenas para a expansão do segmento, mas também porque representam uma parte significativa do lucro que elas geram. Não é à toa que alguns dos maiores campeonatos de eSports do mundo pagam prêmios milionários. É o caso do League of Legends World Championship, que tem uma premiação total que ultrapassa os seis milhões de dólares.
Jogos no estilo MOBA, como League of Legends e DOTA, costumam lotar estádios de futebol por onde passam. Outro exemplo é o Major de CS:GO, o maior torneio de Counter Strike, um dos jogos de guerra mais bem sucedidos da história. Patrocinado pela própria produtora do game, a Valve, a competição tem um formato muito parecido com o que estamos acostumados a ver em Copas do Mundo de futebol, com uma primeira fase de grupos e, posteriormente, uma fase eliminatória até a grande final.
E da mesma maneira que muitos estabelecimentos como bares e restaurante se movimentam para receber jogos do Mundial, há também locais especializados em eSports, que não apenas exibem as partidas, mas que fazem dessas competições um verdadeiro evento para um nicho que vem crescendo cada vez mais e, consequentemente, gerando lucro em diversas partes.
Mas se engana quem acha que só os jogos recentes de estratégia e guerra movimentam a área dos jogos. Títulos de mesa clássicos e que foram transferidos com sucesso para o digital também têm um lugar especial dentro dessa indústria.
Hoje em dia é fácil encontrar diversas opções de entretenimento online, como é o caso dos jogos de cassino, por exemplo. Trata-se de um segmento que está em plena expansão no Brasil e que tem atraído cada vez mais pessoas para se divertirem. Porém, a diversão não vem apenas com jogos como roleta e blackjack, mas também com modalidades como o poker, que é considerado um esporte e que possui diversos torneios digitais, tanto no Brasil quanto no mundo.
Se olharmos para os números apontados pela Confederação Brasileira de Texas Hold'em, conseguimos ter uma ideia muito mais clara do tamanho desse esporte no Brasil. A organização afirma que mais de sete milhões de brasileiros são jogadores regularizados de poker. Portanto, o sucesso dos torneios online não é exatamente uma surpresa, mas uma consequência da popularidade dessa modalidade.
Algo parecido ocorre com o xadrez, um clássico dos jogos de estratégia e que tem o Champions Chess Tour como o seu principal torneio virtual. Contando com mais de 8 fases no total, o campeonato distribui mais de 2 milhões de dólares em prêmios. Para se ter uma ideia de sua popularidade, os vídeos das finais do torneio chegam a ter mais de um milhão de acessos no Youtube.
Seja através dos novos games ou dos clássicos que se adaptaram ao digital, a verdade é que esse mercado não dá sinais de que vá parar de crescer, não apenas pelo número de jogadores e espectadores das inúmeras lives que transmitem jogos de todos os tipos ao vivo, mas também pela constante possibilidade de surgimento de novos títulos.
O público tem se mostrado cada vez mais ávido para acompanhar seu eSport favorito. A indústria sabe disso e, portanto, é natural que os investimentos também cresçam. Para sabermos até onde as competições digitais chegarão, é preciso esperar. Mas até lá, podemos nos divertir acompanhando uma partida de poker online ou de League of Legends.