Domingo, 08 Setembro 2024

MKT & Negócios

Slots e gamificação, uma relação duradoura

Empresas

Slots e gamificação, uma relação duradoura

Jogos de slots constituem uma forma muito popular de entretenimento

As pessoas jogam não por se tratar de um jogo, mas porque eles são divertidos e envolventes. (Foto: Pixabay)

Desde meados dos anos 1890, quando foram criados, os jogos de slots constituem uma forma muito popular de entretenimento. De tal forma que seus adeptos, somados aos praticantes de alguns outros títulos, impulsionaram a criação de sistemas hoje conhecidos por gamificação.

O impulso se deu por conta de pesquisas (primeira década dos anos 2000) destinadas a identificar por que as pessoas dedicavam um extraordinário número de horas aos games online; e o que poderia ser feito para elas se dedicarem com tal empenho a outras atividades.

Em resumo, a análise apontou que as pessoas jogam não por se tratar de um jogo, mas porque eles são divertidos e envolventes. Na Indústria de games, já então profissionais da área de tecnologia aplicavam conhecimentos de várias áreas para dar as melhores respostas ao "perfil lúdico" dos jogadores. Esse modelo foi usado para criar sistemas a aplicar em diferentes áreas. Por conta da origem, os sistemas foram batizados de gamificação.

Enquanto tal ocorria, na prática, o segmento avançava técnicas para satisfação dos clientes. O número de adeptos crescia a elevadas taxas. Em contrapartida, crescia também o número de opções de jogos. Hoje em dia, a oferta de títulos de slot em uma boa plataforma de entretenimento virtual beira os quatro dígitos. Uma variedade tão grande só é possível se, por um lado, há desenvolvedores capacitados e, por outro, há usuários interessados.

Nos setores da indústria de games, desenvolvedores capacitados formam um amplo cartel. Eles aplicam conhecimentos de diversas áreas - psicologia, neurociência, sociologia, pedagogia e outras -, para promover experiências agradáveis e lúdicas aos jogadores. Elevar cada vez mais o prazer da diversão é o que mantém o interesse dos usuários.

No contexto das slots, o uso de técnicas do que passou a ser chamado de gamificação busca oferecer experiência de jogo mais envolvente com uma jogabilidade interativa. Ao usar elementos como pontos, recompensas, tabelas de classificação e acompanhamento do progresso, os cenários das slots criam uma sensação de realização e competição, incentivando os jogadores a permanecerem engajados.

Exemplo de uma slot com forte presença de gamificação é Age of Valhalla, com tema nórdico, que inclui recompensa (no caso, giro grátis). Age of Valhalla é ambientado no grande salão de Asgard. Segundo a mitologia nórdica, Asgard é a morada dos deuses, situada em plano divino.

Exemplo de uma slot com forte presença de gamificação é Age of Valhalla (Foto: Pixabay)

 As técnicas aplicadas em slots envolvem, por exemplo, os sistemas de pontos e recompensas, que acrescentam emoção ao jogo. Parte do sistema de recompensas é o termo "moeda virtual" - definida (2012) pelo Banco Central Europeu como "forma não regulamentada de dinheiro virtual, (...) usada e aceita apenas entre os membros de comunidade virtual específica."

Alguns jogos de slot apresentam sistemas de níveis - os jogadores podem "subir de nível" ao jogar mais. Cada nível pode desbloquear novos recursos, bônus ou temas. Os jogadores podem ganhar pontos a cada jogada, ou por alcançar certos marcos. Plataformas de cassino online podem criar comunidades virtuais, nas quais os usuários compartilham suas conquistas, dicas e experiências.

Na observação de analistas, as tabelas e os recursos de classificação em jogos de slot promovem uma competição saudável, com base motivacional. Tais recursos são elementos a permitir aos jogadores compararem seu progresso com o de outros, melhorando a experiência geral de jogo. Ao incorporar tabelas e recursos de classificação, os desenvolvedores aproveitam a afinidade do cérebro humano pela competição e validação social, enriquecendo, em última análise, a experiência do mundo real dos entusiastas das máquinas de caça-níquel.

Os exemplos são mínimos, diante do quanto a tecnologia vem proporcionando novos atrativos aos adeptos de slots e outros jogos online. Na projeção de observadores, o futuro reserva boas surpresas. Por exemplo, o futuro poderá trazer histórias mais elaboradas e interativas nas slots. É estimado que as decisões dos jogadores poderão influenciar o desenrolar do enredo.

Outra projeção aponta para o advento da incorporação de jogabilidade multicamadas. As slots poderão incorporar um maior número de camadas de jogabilidade, combinando elementos de diferentes gêneros de jogos, para assim criarem experiências de jogo mais ricas e diversificadas. Ainda, há possibilidade do surgimento de eventos temáticos e torneios regulares, com objetivo de manter o interesse e a participação dos jogadores, com oferta de prêmios exclusivos e incentivos.

O hoje já tem muito a oferecer, especialmente nos jogos de slots. Os sistemas chamados de gamificação introduziram um novo nível de diversão. Quanto ao futuro, a integração da IA e o potencial de tecnologias como blockchain projetam tempos promissores.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/