Para segurança de pets, procura por microchips tem alta em Alphaville
Dispositivo contém informações sobre o animal e o dono, auxiliando em situação de furto e perda
Com o intuito de aumentar a segurança dos animais de estimação, donos de pets têm investido na aquisição de novas tecnologias, como a inserção de microchips. Em Alphaville, a realização deste tipo de procedimento teve uma alta de aproximadamente 50% no último ano, de acordo com pesquisa feita pela reportagem em petshops da região.
O dispositivo também tem sido usado como uma importante ferramenta no combate de furtos e roubos de animais, principalmente na Capital, onde esses tipos de ocorrências aumentaram 110,8% nos últimos dois anos, conforme relatou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).O microchip é um circuito eletrônico do tamanho de um grão de arroz, encapsulado em vidro, que possui um número único que é revelado quando aproximado a um leitor. Esse número pode ser cadastrado em um banco de dados com informações do proprietário, nome, raça e idade do animal.
De acordo com o veterinário Sérgio Sauia, proprietário da Clínica Veterinária Alphaville, a inserção do dispositivo é feita por meio de uma seringa, em uma agulhada, e dura apenas alguns segundos. "Com o chip, o animal fica devidamente identificado, praticamente sem possibilidade de fraude, em qualquer situação", acrescentou o especialista.
Em sua clínica, o principal motivo que leva os donos de animais da região a pedirem o sistema é a mudança para países europeus, uma vez que é exigido por lei a chipagem de todos os animais. "Em segundo lugar, como motivador da busca pelo dispositivo, está o receio de o animal ser roubado, furtado ou que ele se perca", acrescentou.
Em média, o procedimento custa entre R$180 a R$ 230. Uma vez implantado, o chip dura mais do que a vida estimada de qualquer espécie de animal doméstico. Como não tem bateria e fica inativo a maior parte do tempo, só funcionando no momento da leitura.
Procedimento grátis
Nas campanhas de castração realizadas pelas prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba, cães e gatos também passam pelo procedimento de microchipagem. A ação é gratuita.
Em Santana de Parnaíba as ações são organizadas, geralmente, a cada dois meses. As inscrições podem ser feitas por meio do Sispet. Informações: 4622-7517.
Roubos e furtos
Ciente da frequência de roubos e furtos de animais de estimação, a Secretaria de Segurança Pública informou, em nota, que todas as denúncias são investigadas pela Polícia Civil. "A Polícia Ambiental também realiza operações periódicas para coibir o comércio ilegal de animais e a prática de maus tratos, assim como a Divisão de Investigação sobre Infrações de Maus Tratos a Animais", acrescentou o órgão em nota.
Quem tiver informação que auxilie no trabalho policial pode utilizar o Disque Denúncia (181), acionar a polícia pelo 190 ou pela Delegacia Eletrônica (ww.ssp.sp.gov.br/depa).