Iguatemi Alphaville completa 10 anos com programação especial para data
Para falar sobre momentos marcantes desta trajetória, a FdA conversou com Charles Krell, vice-presidente de Operações da Empresa Iguatemi de Shopping Centers
Importante centro de compras, serviços e lazer que é a cara do bairro, o Iguatemi Alphaville celebra uma década de atividades na região, marca importante para Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Como um presente para o bairro e parte das ações comemorativas, além de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Barueri, o empreendimento disponibilizará uma programação online inédita, menus especiais criados por cafés e restaurantes para celebrar a data e traz como presente aos moradores da região uma ilustração desenvolvida pelo artista plástico Filipe Jardim, que retrata o shopping no coração de Alphaville e seus arredores.
Para falar sobre momentos marcantes desta trajetória e a importância do shopping para o bairro, a Folha de Alphaville conversou com Charles Krell, executivo que desde 2007 assumiu a Vice-Presidência de Operações da Empresa Iguatemi de Shopping Centers e que por várias vezes teve a oportunidade de estar próximo e participar das ações e eventos do Iguatemi Alphaville. Acompanhe!
Folha de Alphaville: Ao completar 10 anos, como você vê o momento atual do Iguatemi Alphaville?
Charles Krell: O shopping foi responsável por trazer para a região marcas internacionais e nacionais de moda, beleza, serviços e gastronomia. Desde que inauguramos o shopping, temos o compromisso de proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes com a excelência da marca Iguatemi que os moradores de Alphaville já conheciam por visitarem nossos empreendimentos em São Paulo.
Dez anos depois, o Iguatemi Alphaville é um empreendimento consolidado, que construiu laços com os moradores e é reconhecido como um dos principais polos de consumo e lazer do município. Algumas atrações já viraram tradição, como o Festival Gastronômico que teve nove edições trazendo boa gastronomia, programação musical e atrações para as crianças.
FdA: E como você analisa a relação do shopping com a comunidade neste período?
CK: Sempre tivemos o cuidado de conviver, interagir e ouvir a comunidade local para entender os seus desejos e entregar o que estavam esperando: seja um mix de lojas qualificado e diversificado, um restaurante bacana ou opções de lazer inéditas, como a Sala Junior da Cinépolis. Temos uma relação de longo prazo com o público de Alphaville e criamos laços com as famílias que aproveitam e resolvem suas vidas aqui.
FdA: O Iguatemi Alphaville preparou uma programação especial para esse período?
CK: Considerando o momento atual em que todos vivemos, preparamos uma programação muito especial e criativa, a começar pela curadoria de conteúdos que o Iguatemi Daily vai trazer, com participação de diferentes personalidades e moradores do bairro. Seguimos fazendo o nosso melhor para entregar um espaço seguro e tudo o que planejamos irá obedecer aos rígidos protocolos de segurança, respeitando as fases de restrições definidas pelas autoridades sanitárias.
Os restaurantes, cafés e docerias do shopping terão menus especiais para celebrar a data.
Também prevemos uma ação social em apoio ao Fundo Social de Solidariedade de Barueri, com arrecadação de alimentos não perecíveis em pontos no shopping. É importante destacar o apoio que sempre tivemos do Folha de Alphaville na promoção dessas ações. O jornal tem sido um parceiro importante para o Iguatemi Alphaville em toda a sua trajetória.
Por fim, para homenagear o bairro que sempre nos acolheu de braços abertos, teremos uma ilustração exclusiva do artista plástico Filipe Jardim, que já conquistou o mundo da moda e retratou o Iguatemi Alphaville no coração do bairro.
FdA: Em todos esses anos, quais foram os principais marcos do shopping?
CK: O Iguatemi Alphaville sempre teve uma programação voltada para família, pois essa é uma característica muito marcante entre o público do bairro. Os anos passaram e nos tornamos um ponto de encontro importante da região, com muitas opções para as pessoas aproveitarem momentos especiais. Prova disso é a tradicional Parada de Natal, que sempre atrai os clientes na época mais mágica do ano.
Os eventos que desenvolvemos consolidaram nossa posição como polo de lazer e entretenimento, como as oficinas infantis e exposições. Algumas ações bateram recordes, como as nove edições do Festival Gastronômico, que já reuniram mais de 70 mil participantes. Tivemos eventos de moda, como o desfile com as marcas do shopping em parceria com a Vogue, o streaming do Iguatemi Talks Fashion, nossa conferência de moda, o Alpha Fashion e a campanha beneficente "Desapega e Leva" em parceria com a Associação Rainha da Paz na qual clientes trocaram peças de roupa que não usavam mais por descontos exclusivos em lojas participantes da ação. Também se destacam campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa e o Estacionou Doou, em apoio às entidades locais.
FdA: O Iguatemi Alphaville trouxe para a região marcas consagradas em serviços e lojas. Muitas destas permanecem desde a inauguração do shopping, o que evidencia a aceitação do público. A preocupação com a renovação do mix é uma constante?
CK: Sem dúvidas! A renovação do mix é um processo natural no setor de shoppings. Temos uma área dedicada, que está sempre atenta às principais tendências e aos desejos dos nossos clientes para ocuparmos nossos espaços com marcas qualificadas. Temos cerca de 150 lojas e muito orgulho daquelas que estão conosco desde o início, como a Fast Shop, MAC, Tok&Stok e Zara. Mas as novidades não param de chegar. Um dos últimos destaques foi a Pop Up Store da Dolce&Gabbana, que atraiu muitos clientes e foi um sucesso.
FdA: Na sua opinião, a experiência de compra do consumidor mudou neste período da pandemia? Essa mudança trará reflexos futuramente?
CK: É claro que a crise da pandemia trouxe novos clientes para o ambiente digital, que antes não compravam dessa forma. Um exemplo que temos dentro de casa é o Iguatemi 365, nosso e-commerce premium no modelo marketplace, que já conta com mais de 400 marcas, sendo mais de 50 exclusivas, e já entrega em quase duas mil cidades. A verdade é que o físico segue como um espaço extremamente relevante. Ele é fundamental pois é um ponto de contato direto dos produtos com os clientes, para que eles possam experimentar e ter acesso direto da experiência Iguatemi nas lojas de nossos empreendimentos.
Nós da Iguatemi não acreditamos em mudanças drásticas de comportamento e entendemos que a experiência online é complementar à offline. A aceleração do processo de transformação digital nos deu oportunidade para incorporarmos cada vez mais tecnologias e aprimorarmos a experiência omnichannel do nosso cliente.
Ainda pensando no futuro, também acreditamos que o processo de retomada terá muito mais consciência em conceitos como sustentabilidade, tendência que já se apresentava em evidência antes da pandemia e estão se consolidando.