App brasileiro que conecta catadores a quem quer reciclar concorre a prêmio global
Estima-se que 600 mil pessoas trabalhem como catadores de recicláveis no Brasil.
O app Cataki funciona como um Uber da reciclagem, unindo pessoas e empresas que querem doar materiais recicláveis a catadores de lixo. Depois de conquistar um prêmio da Unesco, a tecnologia agora concorre à premiação Chivas Venture.
Estima-se que 600 mil pessoas trabalhem como catadores de recicláveis no Brasil. Sozinhos, eles são responsáveis por quase 90% da reciclagem no país, de acordo com dados do Ipea. A proposta do Cataki é justamente facilitar o trabalho destes profissionais.
O aplicativo concorre com mais 20 empreendedores sociais ao prêmio de US$ 1 milhão do Chivas Venture. Dentro dessa quantia, US$ 100 mil serão distribuídos às iniciativas mais votadas pelo público. Ou seja: votando, você contribui para que essa grana seja investida diretamente no projeto
Os fundos serão usados para criar uma nova versão para o aplicativo, que permita coletar e medir dados relativos ao impacto ambiental e social da reciclagem, além de incluir elementos de gamificação na plataforma. Com as melhorias, a expectativa é que o projeto possa conectar 1 milhão de pessoas ao redor do mundo.
Um catador pode coletar e reciclar pelo menos uma tonelada de papel por dia, salvando 22 árvores, economizando energia e reduzindo a poluição atmosférica.
Deixe seu voto aqui: a votação será encerrada nesta terça (30).