Enem irá testar formato digital a partir de 2020
A ideia é aumentar a cada ano a quantidade de vagas para realizar a prova digital, até que em 2026 não exista mais a avaliação presencial
O Exame Nacional do Ensino Médio, prova mais importante do país, será aplicado digitalmente para cinquenta mil candidatos já no próximo ano.
Hoje, o Enem é feito em provas impressas por todo o Brasil, mas a ideia é que até 2026 ninguém mais precise de lápis, borracha e caneta para realizar o exame.
O Ministério da Educação anunciou que o novo exame será aplicado em 15 capitais do país. De acordo com o jornal O Globo, o público poderá se inscrever para testar o formato. A prova digital será realizada nos dias 11 e 18 de outubro, ao passo que a regular acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro. A ideia é aumentar a cada ano a quantidade de vagas para realizar a prova digital, até que em 2026 não exista mais a avaliação presencial.
As cidades que contarão com a prova digital a partir de 2020 são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.