Enem digital 2022: prova não é feita de casa; como funciona e o que levar
Prova será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro
A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro, mesmas datas do exame impresso. Embora já esteja na terceira edição, muita gente ainda tem dúvidas sobre o modelo e uma das mais recorrentes é: afinal, o participante pode fazer a prova de casa?
Enem digital
O exame é feito no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional.
Além disso, as questões serão as mesmas, a duração, também e até o tema da redação, que foi diferente no ano passado, a partir deste ano também será igual.
Os alunos não podem esquecer de levar uma caneta preta. A prova é respondida no computador, mas a redação é manuscrita e o aluno também pode precisar fazer cálculos.
Caso haja algum problema no computador na hora do exame, o Inep prevê algumas situações em que o candidato pode pleitear a reaplicação da prova. Nesse caso, terá que ficar comprovado que o problema causou prejuízo ao participante.
O Enem digital é exclusivo para quem vai concluir o ensino médio em 2022 ou já concluiu a etapa. Ou seja, não dá para fazer a modalidade como "treineiro".