Das dez melhores universidades da América Latina, três são brasileiras
USP, Unicamp e UFRJ são as mais bem avaliadas do país e as que concentram mais produção científica
Publicado anualmente pela QS (Quacquarelli Symonds), consultoria britânica, levantamento mostrou que entre as dez melhores universidades da América Latina, três são instituições de ensino públicas do Brasil.
A avaliação foi feita com 410 instituições de ensino de 20 países da região, na soma, 94 universidades brasileiras se destacaram entre essas. Das 100 melhores universidade, 25 são brasileiras, sendo 22 instituições públicas, 16 delas da rede federal de ensino superior, e apenas 3 da rede privada.
Para realizar o ranking, a QS avalia as universidades emoito indicadores: Reputação acadêmica; Reputação de empregabilidade; Proporção de professores por aluno; Corpo docente com PhD; Rede Internacional de pesquisa; Citação por artigo; Artigos por Instituição e Alcance na Internet.
A USP alcançou a "pontuação perfeita" em "reputação acadêmica" – segundo os organizadores da avaliação -, e pontua junto com a Unicamp com o corpo docente com mais pesquisas realizadas na América Latina.
A Universidade de São Paulo (USP), está em segundo lugar, o ranking é liderado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile, que mantem a primeira posição desde o ano passado. Confira a lista das Dez melhores universidades da América Latina:
Posição Instituição
- Pontifícia Universidade Católica do Chile
- Universidade de São Paulo
- Tecnológico de Monterrey (ITESM)
- Universidade do Chile
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade de Los Andes Colômbia
- Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)
- Universidade de Buenos Aires
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Nacional da Colômbia