Região de Alphaville agrega valor para empresas, afirma avaliador
Para analisar o cenário brasileiro, especialista lançou um guia de avaliação de instituições
Para analisar o cenário das empresas brasileiras, já que o país ostenta a oitava economia do mundo, o administrador e consultor Fernando Cabral lançou um guia de como avaliar companhias no país: "Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value", da Lura Editorial. De acordo com o especialista, o fato de Alphaville ser uma região rica agrega valor para empresas "que buscam prestígio com apelo principalmente pela Classe A. Desta maneira, companhias que desejam propagar a marca podem ter mais êxito em locais nobres como Alphaville", disse.
Atualmente, o bairro possui cerca de seis mil empresas, somente do lado de Santana de Parnaíba (em Barueri não há número específico, só da cidade, que soma mais de 32 mil companhias). A região é endereço de diversas empresas renomadas como, por exemplo, a Azul, companhia aérea; Cielo, Mc Donald´s, entre outras. Para Cabral, marcas consolidadas demonstram que a empresa é poderosa por estar situada em um local nobre, mas não chancela valor ao cliente.
Na análise dele, o incentivo fiscal, oferecido pelas prefeituras, faz com que mais empresas sejam atraídas para região, mas é preciso se atentar a questões tributárias. "Evidentemente que a redução de tributos como exemplo o ISS (Imposto Sobre Serviços) promove ganhos econômicos que agregam muito valor. No entanto, como sabemos, questões tributárias são sempre questionáveis e imprevisíveis, mesmo respeitando a Lei, vivemos num país onde não há clareza nem tão pouco segurança jurídica", alertou.
Publicação
A obra de Fernando é dividida em três partes. Na primeira, ele apresenta as metodologias de Avaliação de Empresas (Valuation) e suas armadilhas. Na segunda, de forma didática, explica como ocorrem as etapas do processo de compra e venda de empresas. Na terceira, o leitor é apresentado aos caminhos alternativos mais utilizados em Fusões e Aquisições (F&A) e à realidade do mercado nacional. Um dos destaques da obra é a descrição detalhada de uma avaliação na prática, com o uso do software de análise de risco chamado @risk.