Grupo Safira une forças com Weble e GreenV para criar rede de Eletropostos
Empresa expande suas atividades para transformar o mercado de mobilidade elétrica
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Grupo Safira, conglomerado empresarial do setor de energia elétrica do país, avaliado em 1,7 bilhão de reais, está lançando uma visão inovadora em energia renovável e eletromobilidade através de uma colaboração estratégica. A empresa, atuando primordialmente em energias renováveis, como fazendas solares, expande suas atividades para transformar o mercado de mobilidade elétrica.
O mais recente projeto da companhia, em parceria com a scaleup GreenV, líder em tecnologias de carregamento de veículos elétricos, e a startup Weble, especializada em veículos elétricos para motoristas de aplicativos, resultou na instalação de um eletroposto no Condomínio Empresarial Brascan, um dos principais edifícios de Alphaville.
"A primeira prova de conceito dessa colaboração envolveu uma frota de seis veículos elétricos da Weble, trazidos da China, em cenários reais. Além de prover a infraestrutura de carregamento, o Grupo Safira contribuiu com seu conhecimento em mercado livre de energia, oferecendo energia limpa e sustentável para os eletropostos da GreenV, a preços competitivos que permitem a escalabilidade", diz Fabio Zoppi, Head de Inovação & Corporate Venture do Grupo Safira.
Zoppi enfatiza que uma estrutura robusta foi montada para explorar a usabilidade para os motoristas. "O próximo passo é reduzir o tempo de recarga, permitindo que os veículos permaneçam mais tempo nas estradas, gerando mais receita. Como comercializadora, conseguimos um desconto de 80% em relação ao que pagamos à Enel, por exemplo, tornando nossa oferta mais competitiva. Além disso, nossa energia é sustentável, com a certificação internacional da I-Rec, que garante a autenticidade da limpeza de nosso contrato e energia proveniente da Brascan."
Ceo diz que serviço foi retomado em 2022
Em busca de parceiros, Zoppi destaca que o modelo está em fase de implementação concreta. "Essa abordagem requer colaborações com empresas de logística, como a DHL, ou indústrias com operações próprias, como a Ambev, para podermos adaptar conforme o mercado compartilha conosco suas necessidades."
Para Zoppi, em áreas como Alphaville, com disponibilidade financeira elevada e um ambiente propício à inovação, a adoção de novas soluções ocorre mais rapidamente. "Regiões que possuem corredores elétricos, centros urbanos substanciais e alta densidade de entregas na última milha estão impulsionando a busca por soluções de mobilidade elétrica".