Com 3ª geração familiar, Du Chapéu Presentes chega à Alphaville
Dados do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil ainda são enquadradas nesse segmento
Dados do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil ainda são familiares. Elas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho do país. Apesar de serem consideradas o eixo da economia nacional, levantamentos também apontam, por outro lado, que a cada 100 empresas desse tipo 70% não passam pela geração do fundador e apenas 5% conseguem chegar à terceira geração.
Não é o caso da Du Chapéu Presentes, que abre loja conceito nesta sexta-feira (27), com cinco integrantes da segunda geração à frente do negócio, além do envolvimento da terceira geração da família
A unidade, que fica na Avenida Tucunaré 1498, loja 11/12, é a quarta da marca e vai comercializar desde taças, xícaras, jarras, bombonieres até utensílios domésticos e almofadas.
Após dois anos de pesquisas em cinco regiões, os proprietários decidiram trazer a marca para Barueri. "Todos fatores nos atraíram, desde o espaço, até o estacionamento próprio, além da facilidade de acesso para outras cidades da região", afirma o diretor comercial da empresa, Ozeas de Araújo.
Montada em uma área de 1.200m², segundo Araújo, os espaços da nova loja proporcionam experiências sensoriais para aproximar marca e cliente.
Além disso, a Du Chapéu terá a opção de autosserviço, com o uso da tecnologia dos palmtops para a consulta de preço e posteriormente pagamento, mas também o calor humano do atendimento personalizado. "A ideia é sofisticar sem ser caro. É um atacadão de coisas bonitas e acessíveis para todos os públicos, temos itens a partir de R$5, e em breve também teremos móveis, como aparadores e mesas, o chamado fast decor", antecipa.
O empresário diz que investiu perto de R$ 1 milhão no negócio, além de ter gerado 38 empregos diretos. "A previsão é que se esse número totalize 50", diz.
Expansão
A marca também pretende abrir mais cinco lojas, nos próximos cinco anos."Já passamos por vários planos econômicos, desde 1986; perdemos tudo com o Plano do Collor, superamos. Eu só acredito em trabalho e em empresa familiar, o único lugar onde trabalho vem depois do sucesso é no dicionário", conclui.
Unidos em torno do sonho de seu Pedro
A história da marca Du Chapéu começou na década de 1960, quando Pedro Araújo, oriundo do Rio Grande do Norte, e seis filhos, iniciou sua atividade de vendedor ambulante. "Por volta de 1969, meu pai foi o primeiro ambulante, deficiente físico, a ter uma banca de frutas no Parque Dom Pedro, na Capital. Minha infância toda foi colada nele, vendendo frutas e doces", conta Careca. Depois de uma temporada em um banco, Araújo decidiu optar por seguir sua vocação: ser camelô.
"Em outubro de 1985, logo depois, íamos para a Rua 25 de março". Com o sucesso da vendas, eles abriram a primeira loja, um ano depois, que viria a ser primeira Du Chapéu, vendendo bijuterias. O nome Du Chapéu foi uma homenagem ao chapéu estilo Luiz Gonzaga, usado pelo pai, dado por um cliente, que ficou sua marca. "Ele foi uma inspiração".