Brasil ocupa 6º lugar em programa dos EUA para visto de investidor
Investimentos variam de US$ 500 mil a US$ 1 milhão. Processo dá direito ao Green Card familiar
O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking entre os países com maior número de investidores por meio do Programa de Visto de Investidor Imigrante EB5, que dá direito a obter o Green Card familiar nos Estados Unidos através do investimento produtivo e gerador de ao menos 10 empregos. A China encabeça a lista, ocupando uma fatia percentual de 48,3%.
Segundo Lylian Loureiro, adviser de imigração da EB5 para Brasileiros, que trabalha com o programa desde 2013, o prazo para obter o Green Card é de geralmente cinco anos, "porque os investimentos demoram para amadurecer e também tem a conclusão do processo. Primeiro é liberado um visto condicionado e depois um Green Card definitivo", explicou.
Valores
Em 2017 foi proposto um novo regulamento para o programa e, após passar por um período aberto à comentários e reuniões públicas sobre tais mudanças propostas, concluiu--se a fase final de análise, no último dia 27 de junho de 2019. "Na realidade o valor mínimo de 500 mil dólares se manteve ao longo dos anos e uma das discussões que vem acontecendo refere-se justamente à correção deste valor que, segundo a proposta original, poderia subir para os 1,35 milhões de dólares, como patamar mínimo de investimento", falou Lylian. "De qualquer forma a normativa ainda não foi
publicada e, portanto, não se sabe qual seu conteúdo e quais mudanças deverão ser implementadas", ressaltou.