Barueri desenvolve plano em parceria com a FIPE
Prefeitura mapeará empresas impactadas pela pandemia, além de conceder créditos
Para reaquecer a economia de Barueri, diante da crise causada pelo coronavírus, a prefeitura desenvolverá um plano de ação em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Comunicação à Folha de Alphaville.
Entre as medidas previstas no plano estão o mapeamento das empresas impactadas pela pandemia, 'rastreamento' e apoio na linha de crédito em bancos públicos e privados, acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e disponibilidade de agentes de crédito exclusivos do Banco do Povo Paulista para conceder recursos com juros subsidiados.
A cidade conta com 32,9 mil contribuintes ativos (comércio, indústria e prestação de serviços), segundo dados da gestão, até 2 de junho.
IPTU
Com o objetivo de auxiliar os contribuintes, a administração municipal prorrogou o vencimento da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), de 31/03/2020 para o dia 30/06/2020 e sendo a última para 30/09/2020.
Santana de Parnaíba
A Prefeitura de Santana de Parnaíba informou apenas que os estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar, seguindo os critérios estabelecidos no Decreto Municipal nº 4383/2020 – que determina as regras do Plano São Paulo, do Governo Estadual. Assim como Barueri, Parnaíba está na fase 2 (laranja) – estabelecida pelo Estado. Pode abrir, com restrições: comércio, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Supermercados e farmácias sempre estiveram autorizados a funcionar. Os demais serviços não essenciais continuam fechados.
A administração informou que no último levantamento realizado (sem detalhar), o município contava com mais de 32 mil empresas de diversos segmentos e, "até o momento, só tivemos o registro de uma loja de móveis que encerrou suas atividades por uma questão de logística da empresa".