ACIB considera MP da Liberdade Econômica como decisão positiva
Mudança aumenta competitividade da inciativa privada
A Medida Provisória 881/ 2019, conhecida como MP da Liberdade Econômica, aprovada pelo Senado recentemente, é avaliada como positiva pela Associação Comercial de Barueri (ACIB). Uma pesquisa do Sebrae mostra que nos últimos anos, mais de 8 mil micro e pequenas empresas brasileiras buscaram o mercado exterior para comercializar seus produtos, e essa procura acontece pela burocracia excessiva, custo com logística, entre outros aspectos no mercado nacional.
Região
Na região, as cidades de Barueri e Santana de Parnaíba somam 53,1 mil empresas instaladas em seus territórios, sendo 30,8 mil e 22,3 mil, respectivamente, segundo as prefeituras. O secretário de Industria, Comércio e Trabalho de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), também é favorável à MP. "Vejo nela o início da desburocratização estatal, e ainda, uma enorme possibilidade de alavancar o empreendedorismo no nosso país e retomada consistente da economia local, o que impactará em todo o PIB nacional", pontuou. Ele ressaltou que é preciso ter um controle de órgãos fiscalizadores, para que alguns setores não sejam prejudicados, "como por exemplo a questão ambiental, os direitos individuais da sociedade, a preservação do sossego das famílias e a sustentabilidade de modo geral".
Desburocratização
"Demandas pelas quais tanto lutamos nos últimos anos, principalmente neste momento em que nós, empresários, estamos tão fragilizados pela crise. Ela é considerada um avanço valioso no caminho pela retomada da economia, que passa, necessariamente, pela simplificação da vida do empreendedor, aumentando assim a expectativa para geração de empregos e renda", disse Moacyr.