Benefícios do chocolate
Saiba a diferença entre os chocolates e suas propriedades
É muito importante entender a diferença entre os chocolates, quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau que tem muitos benefícios. Quanto mais ao leite o chocolate, menos cacau, mais leite e açúcar.
O cacau é fonte de manganês, cobre, magnésio, ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas A, D, E, além das do complexo B. Ainda é rico em polifenóis, compostos anti–oxidantes que apresentam muitos benefícios, entre eles proteção cardiovascular e melhora do perfil lipídico, controlando o colesterol.
O chocolate exerce um efeito benéfico sobre a saúde cardiovascular. Este efeito pode ser exercido de diversas maneiras: melhorando função plaquetária e sensibilidade à insulina, controlando pressão arterial e atuando no sistema antioxidante.
Por ser fonte de flavonoides, tem potente ação anti-inflamatória e antioxidante e pode prevenir os danos causados pelo sol, sendo um super aliado para pele. Vale ressaltar que o açúcar diminui a capacidade antioxidante do cacau, portanto quanto mais puro, maior os benefícios.
O cacau também modula a serotonina, uma substância que dá a sensação de prazer e bem estar. Sabe quando dá aquela vontade louca por doces no final de tarde? Que tal consumir uma porção de chocolate amargo para modular seus níveis de serotonina e controlar a compulsão?!
Lembre-se que nada em excesso faz bem, portanto a dose recomendada é de 20 a 30 gramas ao dia do chocolate amargo e quanto mais amargo, mais puro e maiores serão os benefícios.
Tipos de chocolate:
Chocolate branco: contém leite, açúcar e manteiga de cacau, mas não leva a massa de cacau, portanto tem muito mais açúcar e gordura em sua composição e não apresenta benefícios.
Chocolate ao leite: contém os mesmos ingredientes que o chocolate amargo, mas suas proporções são diferentes. Tem leite em pó e maior concentração de açúcar e gordura que garantem a cremosidade e o sabor doce. Como tem menos cacau, é pobre em nutrientes e fitoquímicos e não proporciona benefícios ao organismo como a versão amarga.
Chocolate amargo: o principal ingrediente é massa de cacau que pode variar de 65% a 100%, o restante é manteiga de cacau e açúcar. Quanto maior o teor de cacau, mais amargo, menos manteiga de cacau e menos açúcar ele terá, ou seja, será mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos. Ainda existem opções adoçadas com açúcar mascavo, açúcar de coco, stévia ou xilitol, mais saudáveis ainda.
Jéssica Borrelli
Nutricionista Esportiva e Funcional