Ansiedade e o Vínculo com a Verdade
Existe um antídoto poderosíssimo para reduzir a ansiedade, e esse é o vínculo com a verdade
Por quê temos ansiedade? Qual a sua causa? Como podemos diminuir ou tirá-la de nossas vidas?
Para respondermos essas questões fundamentais precisamos entender que a ansiedade é o um estado de vacuidade da mente, ou seja, ela é um estado de ausência. Isso significa que a ansiedade é o que surge quando esse espaço mental não é preenchido com as virtudes que tanto desejamos mas que não praticamos, seja por falta de conhecimento ou disciplina. A ansiedade então é a busca, o esforço, o stress da mente para se auto preencher pela ausência de paz, alegria e satisfação. Ansiedade é o estado de ansiar, querer, desejar. A ansiedade nasce do desejo, maximiza o desejo, morre na satisfação do desejo e renasce logo em seguida no mesmo desejo agora reforçado. É um ciclo infinito de criação de expectativas e sofrimento por desejar algo fora de si.
A ansiedade é o efeito do sofrimento, e sua causa principal é a ausência do comportamento de olhar para dentro consistentemente e cultivar os estados de preenchimento da paz, alegria e satisfação pessoal.
O Antídoto Basilar
Existe um antídoto poderosíssimo para reduzir a ansiedade, e esse é o vínculo com a verdade. Só buscamos respostas fora quando seguimos a energia do desejo e da expectativa e acreditamos que a felicidade está em algum objeto ou experiência fora de nós que acreditamos que deve ser adquirido para nos preencher. Pode ser dinheiro, sexo, fama, status, prestígio, reconhecimento, uma pessoa, e por aí vai. Os objetivos do desejo externos são infinitos.
Quando olhamos para dentro e nos desconectamos desse "mundo externo", uma pequena voz interna, que no começo é fraca, mas gradualmente se fortalece, começa a nos direcionar para nosso propósito verdadeiro, felicidade e satisfação.
Muitas vezes essa 'voz sábia' que aparece na interiorização, vai contra o que nossa mente e coração estava acreditando que deveríamos seguir no mundo, mas quando a seguimos, normalmente encontramos preenchimento, satisfação e paz. Quando não a seguimos, a ansiedade, desejo e frustrações aumentam, até que encontramos um ciclo de quebra forçada. Pode ser uma doença, uma falência, uma demissão, um divórcio; algo que nos obriga a parar e refletir verdadeiramente sobre nossas escolhas.
Práticas Milenares Contra A Ansiedade
Muito já se foi ensinado e registrado sobre isso, mas como a sabedoria é algo invisível para o não praticante dela, é importante repetir os mesmos ensinamentos o quanto for necessário.
Só quando nos interiorizamos, nos conectamos com nosso eu verdadeiro, e que descobrimos o caminho a se seguir. Nessas condições a mente se tranquiliza por alinhamento com o propósito.
Separe momentos no seu dia para a interiorização e pratique as recomendações abaixo:
Espirituais
Só falar a verdade
Ficar mais em silêncio
Praticar oração informal silenciosa
Mentais
Usar menos redes sociais
Estudar diariamente
Praticar meditação
Físicas
Dormi bem
Comer bem
Se expor à natureza
O caminho para extinguir a ansiedade é simples e está ao seu alcance se você verdadeiramente quiser seguir o seu propósito.
Lucas Scudeler Gomes
Professor e mentor de alta performance especialista em relacionamentos, sócio da Pandora Treinamentos