Vídeos representam 30% dos posts de deputados e prefeitos
Gravações têm tido mais alcance no período que antecede eleição de 2018
A menos de oito meses da eleição de 2018, políticos da região oeste da Grande São Paulo já tem adotado uma presença constante nas redes sociais, mas ainda apostam de forma moderada no formato vídeo. Enquanto 60% das postagens são fotos em eventos ou reuniões políticas, apenas 30% são gravações com as falas dos principais nomes com mandato da região.
Os dados foram levantados pela Folha de Alphaville nos últimos três meses, com base na ferramenta FanpageKarma, um monitor do Facebook.
Foram contabilizadas as informações de seis prefeitos e sete deputados estaduais e federais sobre suas postagens recentes. Não foi possível avaliar o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), porque não há postagens desde dezembro de 2017.
Ao todo foram 1962 posts entre novembro e o final de janeiro e o movimento ainda é diferente do visto, por exemplo, entre os prováveis concorrentes à corrida presidencial, que já tem apostado mais nos 2018vídeos para arregimentar seguidores.
Apesar de possuir menos publicações, os vídeos publicados pelos deputados e prefeitos atingiram em média 7.627 interações, quase 50% a mais do que os 5.109 das imagens publicadas.