Vanessa Nascimento, que cresceu em Barueri, lançará livro na Flip 2023
Livro "Todas as vidas de Tati" conta a história de uma garota com uma vida aparentemente perfeita nas redes sociais
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Na quinta-feira (23), às 16h, a autora paulista Vanessa Nascimento, que cresceu em Barueri, lançará seu livro "Todas as vidas de Tati" durante a 21ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip 2023). A obra perpassa temas principais, como cobrança por um corpo padrão, mães narcisistas, distúrbios alimentares, rede de apoio e conexão com a natureza.
O livro conta a história de Tati, uma adolescente que conheceu a fama muito nova após seu vídeo sapateando viralizar no YouTube, tendo mais de 70 milhões de visualizações. Assim, a garota passou a ter a vida de "criança famosa" e sua mãe, a musa fitness Stephanie, pôde finalmente entrar em contato com o mundo das estrelas, lugar que sempre correu atrás para estar. Porém, as pressões de tanta exposição logo começaram a pesar sobre Tati, que se viu em meio a cobranças exacerbadas sobre seu corpo e aparência, fazendo com que adoecesse e perdesse a sua alegria contagiante.
"Com linguagem simples para o entendimento de adolescentes sem muito contato com a leitura, procuro colocar a leitora na situação da cena. Minha narrativa é quase um roteiro de série (...) Escrevi esse livro para fazer as pazes com meu corpo e minha imagem, que sempre pertenceram a opiniões alheias", destacou a escritora.
Sobre a autora
Vanessa começou a escrever em 2019, após uma separação traumática. Na época, ela pediu transferência no trabalho e se mudou de Londres para a Ilha de Malta para recomeçar sua vida. A escritora passou por um quadro de depressão e, por indicação de uma amiga, encontrou conforto na obra de Matt Haig, "Reasons to be alive".
"Nesse livro, o autor, que é um depressivo crônico, cita algumas estratégias que o ajudam a lidar com os pensamentos autodepreciativos. Uma delas é listar atividades que nos fazem sentir vivos. Escrever estava no topo da minha lista", explicou.
A escritora começou então escrevendo um diário e depois passou a fazer postagens em redes sociais sobre suas viagens. Vanessa construiu seu estilo literário com influências da escrita de J. K. Rowling, Pedro Bandeira e Thalita Rebouças.