Sábado, 23 Novembro 2024

Cidades

Vanessa Nascimento, que cresceu em Barueri, lançará livro na Flip 2023

Destaque Cidades

Vanessa Nascimento, que cresceu em Barueri, lançará livro na Flip 2023

Livro "Todas as vidas de Tati" conta a história de uma garota com uma vida aparentemente perfeita nas redes sociais

Vanessa começou a escrever em 2019, após uma separação traumática (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Na quinta-feira (23), às 16h, a autora paulista Vanessa Nascimento, que cresceu em Barueri, lançará seu livro "Todas as vidas de Tati" durante a 21ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip 2023). A obra perpassa temas principais, como cobrança por um corpo padrão, mães narcisistas, distúrbios alimentares, rede de apoio e conexão com a natureza.

O livro conta a história de Tati, uma adolescente que conheceu a fama muito nova após seu vídeo sapateando viralizar no YouTube, tendo mais de 70 milhões de visualizações. Assim, a garota passou a ter a vida de "criança famosa" e sua mãe, a musa fitness Stephanie, pôde finalmente entrar em contato com o mundo das estrelas, lugar que sempre correu atrás para estar. Porém, as pressões de tanta exposição logo começaram a pesar sobre Tati, que se viu em meio a cobranças exacerbadas sobre seu corpo e aparência, fazendo com que adoecesse e perdesse a sua alegria contagiante.

"Com linguagem simples para o entendimento de adolescentes sem muito contato com a leitura, procuro colocar a leitora na situação da cena. Minha narrativa é quase um roteiro de série (...) Escrevi esse livro para fazer as pazes com meu corpo e minha imagem, que sempre pertenceram a opiniões alheias", destacou a escritora.

Sobre a autora

Vanessa começou a escrever em 2019, após uma separação traumática. Na época, ela pediu transferência no trabalho e se mudou de Londres para a Ilha de Malta para recomeçar sua vida. A escritora passou por um quadro de depressão e, por indicação de uma amiga, encontrou conforto na obra de Matt Haig, "Reasons to be alive".

"Nesse livro, o autor, que é um depressivo crônico, cita algumas estratégias que o ajudam a lidar com os pensamentos autodepreciativos. Uma delas é listar atividades que nos fazem sentir vivos. Escrever estava no topo da minha lista", explicou. 

A escritora começou então escrevendo um diário e depois passou a fazer postagens em redes sociais sobre suas viagens. Vanessa construiu seu estilo literário com influências da escrita de J. K. Rowling, Pedro Bandeira e Thalita Rebouças.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/