Vacina contra a dengue estará disponível no SUS no próximo ano
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A partir do próximo ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve oferecer a vacina contra a dengue. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.
Segundo o órgão, a vacinação deve começar em fevereiro, mas não será utilizada em larga escala em um primeiro momento. Isso porque o laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a aplicação será voltada a público e regiões prioritárias.
"O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS", afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Em Alphaville
Uma reportagem da Folha de Alphaville revelou que alguns laboratórios e clínica de Alphaville passariam a oferecer a vacina contra dengue em julho. É o caso da unidade do Delboni e do Fleury no bairro, além da clínica AlphaImune. Nessa última, o imunizante seria disponibilizado com valores entre R$450 e R$500.
Casos de dengue
Segundo dados da CVE, de janeiro a novembro deste ano, Barueri registrou um total de 159 casos de dengue.
Em Santana de Parnaíba, foram 79 ocorrências da doença nos primeiros dez meses do ano.