Quarta, 27 Novembro 2024

Cidades

Uso de canudos plásticos também poderá ser proibido em Barueri

Cidades

Uso de canudos plásticos também poderá ser proibido em Barueri

Seguindo Santana de Parnaíba, Câmara Municipal aprovou projeto que impede a distribuição dos itens no município 

Itens podem ser substituídos por produtos de material biodegradável (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O uso de canudos plásticos em lanchonetes e restaurantes de Barueri pode se tornar proibido. Seguindo o município vizinho, Santana de Parnaíba, a Câmara Municipal aprovou, na terça-feira (12), o Projeto de Lei nº 06/2019, que impede a distribuição dos itens nos estabelecimentos comerciais da cidade. De autoria do vereador Reinaldo Campos, o PL segue agora para sanção do prefeito.

A medida impede o uso do canudo plástico em qualquer ambiente público da cidade: hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie, entre outros. Segundo o decreto, os itens poderão ser substituídos por canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes fechados feitos do mesmo material.

O descumprimento da norma acarretará uma advertência e uma multa de 50 Unidades Fiscais de Barueri (Ufib's), cerca de R$ 1.795. Em caso de reincidência, o valor dobra para 100 Ufibs, aproximadamente R$ 3.590, sendo que poderá ter também a suspensão do alvará de funcionamento do local até que seja feita a regularização.

"O canudo plástico demora anos para se decompor e quando descartado de forma inapropriada causa sérios danos ao meio ambiente. Além disso, quando colocamos o assunto em cena, temos a oportunidade de incentivar aos consumidores que deixem de utilizar outros materiais plásticos, como sacolas e garrafas, além de incentivar a reciclagem", afirmou Reinaldo, na justificativa do PL.

Arrecadação
Os valores provenientes da aplicação das multas serão destinados a programas ambientais. A fiscalização da norma ficará a cargos de agentes municipais.

Os estabelecimentos terão o prazo de 1 ano para se adequar à medida. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/