Trabalho do Cetas Barueri é reconhecido em prêmio de ecologia
Centro foi premiado na categoria Conservação da Vida Silvestre
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri é um dos vencedores do 29º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Conservação da Vida Silvestre. A cerimônia de entrega ocorrerá em Florianópolis (SC) na sexta-feira (4), e Barueri está entre os 26 contemplados nesta edição, competindo com um total de 161 projetos inscritos.
O projeto inscrito pelo Cetas Barueri intitula-se "O processo de construção de uma política pública de conservação da fauna silvestre", detalhando a história do serviço e o papel essencial que desempenha na preservação ambiental.
"O sucesso anterior do trabalho realizado pelo Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) já havia sido premiado, e a atual honraria para o Cetas apenas reforça o compromisso de continuar nesse caminho e não medir esforços para proteger e preservar a fauna local", disse secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).
Sobre o Cetas
Criado em 2011, o serviço nasceu da necessidade de implementar políticas permanentes de resgate, manejo e difusão de informações sobre a proteção e conservação da fauna silvestre na região da Rota dos Bandeirantes.
Seu objetivo principal é receber, triar, reabilitar e destinar animais silvestres resgatados e apreendidos, além de promover a disseminação do conhecimento, fiscalização, capacitação de corpo técnico e integração com outros órgãos de pesquisa e gestão. O sucesso do projeto se deve, em grande parte, à promulgação das leis nº 1.982/2009 e 403/2018, que destinaram as compensações ambientais para ações de conservação da fauna silvestre, consolidando o centro como uma instituição sólida.