Tel Aviv inaugura semáforos para 'viciados em smartphones'
Tiras de LED que ficam vermelhas e verdes, como um semáfaro, foram instaladas no chão de uma calçada no centro da cidade
Acidentes causados por pessoas distraídas no celular estão cada vez mais frequentes no mundo todo. O problema se torna ainda mais preocupante quando ele passa a colocar em risco a vida das pessoas, como num acidente de trânsito.
A capital de Israel, Tel Aviv, pensou no assunto e decidiu inovar instalando no chão de uma calçada central da cidade tiras de LED, que ficam vermelhas e verdes, como um semáforo. Assim, quem estiver com o celular na mão poderá saber se deve atravessar as ruas mesmo sem olhar para os lados.
"Não podemos forçar as pessoas a tirar os olhos do celular, mas podemos colocar as ruas em seus olhos", disse Tomer Dror, chefe de gerenciamento de tráfego de Tel Aviv. Por enquanto, o programa está só em um cruzamento, mas pode ser expandido para outras ruas da cidade.
A ideia inovadora pode ser uma boa alternativa para as grandes cidades, possivelmente reduzindo atropelamentos causados por distração do próprio pedestre.