Superlua azul poderá ser vista hoje em todo o Brasil
Não será necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta segunda-feira (19), o céu noturno será agraciado por um espetáculo celestial: a Superlua Azul. Quem olhar para cima nesta noite poderá observar a Lua em uma de suas formas mais impressionantes, mais cheia e mais brilhante do que o habitual.
A Superlua Azul ocorre quando a Lua atinge sua fase cheia coincidindo com o perigeu, o ponto de sua órbita em que está mais próxima da Terra. Isso faz com que ela pareça maior e mais luminosa no céu. Este fenômeno não é frequente, acontecendo apenas uma vez a cada dois anos, e nesta segunda-feira (19) será visível de qualquer lugar do Brasil.
Para os entusiastas da astronomia, a Lua começará a aparecer no céu a partir das 15h25, mas a melhor visualização será ao anoitecer, quando ela estará mais evidente. A boa notícia é que não será necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno; a olho nu, a Superlua parecerá gigantesca e radiante.
Entretanto, especialistas alertam que para uma observação ideal, é importante que o céu esteja sem nuvens. Apesar do nome, a Lua não apresentará uma coloração azulada nesta noite. O termo "Lua Azul" é usado atualmente para se referir à segunda Lua cheia em um mesmo mês, um evento relativamente raro.