Sexta, 22 Novembro 2024

Cidades

Sem renovação com Avemare, Tecipar passa a realizar parte da coleta seletiva em Parnaíba

Mudança Cidades

Sem renovação com Avemare, Tecipar passa a realizar parte da coleta seletiva em Parnaíba

Segundo a prefeitura, cooperativa vem enfrentando uma baixa no número de cooperados

Material recolhido pela Tecipar passa por processo de separação e é reaproveitado (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Empresa de gestão de resíduos, a Tecipar passou a realizar uma parte da coleta de lixo reciclável em Santana de Parnaíba, segundo informações da prefeitura. A companhia já é a responsável pelo recolhimento dos resíduos orgânicos da cidade.

No mês passado, alguns moradores de Alphaville reclamaram do atraso na coleta seletiva nos residenciais feita pela Avemare. Neste período, a informação inicial era de que a cooperativa estava com problemas internos.

À reportagem, a prefeitura informou que a cooperativa vem enfrentando uma baixa no número de cooperados, impossibilitando de realizar a coleta seletiva adequada.

"A prefeitura não rescindiu o termo de Colaboração 01/2020, apenas não renovou. Foi acordado entre ambas as partes que não teria como renovar o novo plano de trabalho do Termo de Colaboração 01/2020, devido à falta de escopo (cooperados)", explicou.

A gestão municipal destacou ainda que a Avemare ainda realiza a coleta seletiva em alguns residenciais de Alphaville. "Os demais residenciais estão sendo atendidos pela coleta tradicional", apontou.

A Avemare foi procurada pela FA para esclarecer a questão, mas até o fecha- mento da edição, não tivemos retorno.

Coleta do lixo
Recentemente, a Prefeitura de Santana de Parnaíba informou que já recicla 100% dos resíduos coletados, que são destinados ao
aterro sanitário, gerido pela empresa Tecipar.

O material passa por processo de separação e é reaproveitado, gerando outros produtos.
Além disso, 60% dos bairros são atendidos pela coleta seletiva, e a proposta do município é chegar a 100% até 2025. Já a coleta tradicional de resíduos domiciliares foi universalizada, alcançando 100% da cidade.

De acordo com a Revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento de Santana de Parnaíba, para 2024, a previsão é que sejam gerados 55.795,010 quilos de lixo reciclável por dia, chegando a 1.673.850 quilos por mês. No ano, a estimativa é que esse número ultrapasse as 20 toneladas no ano.

Em relação aos resíduos domésticos, a previsão do Plano Municipal é de 199.833,569 quilos por dia, 5.995.007 quilos por mês e mais de 71 toneladas de resíduos no ano.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/