Sem mandatos, Lancaster pensa em prefeitura e Caramez apoiará Igor
Com base em Barueri, Gil Lancaster pretende mudar de partido; João Caramez, em Itapevi, não concorrerá ao pleito
O deputado estadual Gil Lancaster (PSB) deixará sua cadeira na Assembleia Legislativa em março, ele não conseguiu se reeleger. Mas, a mais de um ano da corrida eleitoral de 2020, o parlamentar mostra disposição para disputar a Prefeitura de Barueri.
Lancaster afirmou em entrevista exclusiva à Folha de Alphaville que mudará de partido e sua participação na corrida municipal está entre as principais reivindicações das legendas sondadas. " Vou ficar sem partido por um tempo. Lá pelo dia 15 vou anunciar a nova legenda", disse.
Em março, Gil assumirá o conselho da presidência de sua empresa, a Óticas Lancaster. "Até o ano que vem vamos com calma, agora quero descansar um pouquinho, depois de tanto trabalho na Assembleia", ressaltou.
Apesar de ponderar sobre sua provável candidatura a prefeito de Barueri, Lancaster disse que estará à disposição do partido escolhido. "Vão querer que eu saia (candidato em 2020), é a principal reivindicação", argumenta.
Páreo
A disputa terá no páreo ainda o veterano Rubens Furlan (PSDB), atual prefeito da cidade, que buscará seu sexto mandato. Furlan diz que não escolhe oponente. Carlos Zicardi, que já foi vice de Furlan entre 2009 e 2012 e disputou a prefeitura em 2012, mas perdeu para Gil Arantes (DEM), também é um dos cotados para a disputa. Filiado ao PHS, ele afirmou anteriormente à reportagem que está em tratativas com o PSB.
À reportagem entrou em contato novamente com Zicardi, mas não obteve o retorno até o fechamento da edição. A reportagem também procurou o ex-prefeito Gil Arantes, presidente do diretório municipal do DEM, mas ele informou por meio de sua secretária, que não queria se pronunciar.
O veterano
O deputado estadual João Caramez (PSB), que cumpre seu quinto mandato, mas não saiu vitorioso das urnas em 2018, garantiu que não concorrerá nas eleições do próximo ano em Itapevi, sua base eleitoral.
"Meu mandato vai até 15 de março, confesso que não parei para pensar qual vai ser meu projeto político. Vou procurar neste momento dar uma parada para fazer uma reflexão", disse. Mas, ressaltou que jamais deixará a política. "Acredito que é o único meio para ajudar as pessoas. Enquanto, Deus continuar me dando saúde, segueirei".
Caramez contou que tem um compromisso com o atual prefeito de Itapevi, Igor Soares (PODE), há dois anos. "Meu candidato se chama Igor Soares. Ele vem fazendo um bom trabalho. Vou apoiar a reeleição dele".
Apesar disso, Igor não confirmou a intenção. "Estamos a mais de um ano do próximo processo eleitoral. Até lá, há muito trabalho a ser feito em Itapevi e, por isso, todas as nossas atenções estão focadas em fazer o melhor para população. Começaremos a dedicar tempo para tratar de disputa eleitoral apenas no próximo ano".