Seguindo país, aumento de casos da Covid-19 na região acende alerta
Barueri estendeu o horário de vacinação nas UBSs. Já Parnaíba passou a realizar testes rápidos nas unidades de saúde
O Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado no dia 9, mostrou uma tendência de aumento dos casos da Covid-19 entre as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o levantamento, nas últimas quatro semanas, eles corresponderam a 69% dos casos positivos para vírus respiratórios. Com o cenário de alta também na região, cidades tomaram algumas medidas.
De acordo com a Prefeitura de Barueri, 157 casos confirmados da doença foram contabilizados em abril, 706 em maio e, de 1 a 14 de junho, 450. Houve também um aumento nas internações de casos suspeitos e/ou confirmados nos últimos 30 dias, sendo que de 15 de abril a 14 de maio, foram 15 novas internações, enquanto de 15 de maio a 13 de junho, 47.
Em Santana de Parnaíba, o cenário é ainda mais alarmante. Segundo dados da Fundação Seade, em abril, foram anotados 476 novos infectados pela doença e, em maio, 621. Em junho, do dia 1º a 14, a cidade quase ultrapassou o número de ocorrências dos últimos dois meses juntos, chegando a 1.090.
Ações
Diante desta situação de alta de casos, as prefeituras anunciaram novas medidas essa semana. Santana de Parnaíba passou a disponibilizar testes rápidos da Covid-19 em suas unidades básicas e avançadas de saúde.
"Quem apresentar sintoma leve, de gripe ou tenha suspeita de Covid, procure as unidades de saúde, UBSs e USAs, que vocês serão acolhidos pela enfermagem e poderão realizar, desde que sintomáticos, os testes rápidos. Em casos mais grave, o paciente será encaminhado a unidade de pronto-atendimento", explicou Carlos Misorelli, secretário de Saúde da cidade, durante uma live.
Em Barueri, a partir de segunda-feira (20), o horário de vacinação contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será estendido, durante os dias da semana. O objetivo é incentivar a população se imunizar contra a Covid-19 e ampliar a cobertura vacinal. Informações do atendimento no site da gestão (barueri.sp.gov.br).
Em relação aos testes, no município barueriense, as pessoas com suspeita de contaminação podem fazer o exame na rede municipal de saúde, mas devem ser submetidos à avaliação clínica prévia. Eles podem ser feitos nas UBSs ou nos prontos-socorros, desde que a pessoa esteja com sintomas e haja indicação médica.