Seguindo o estado, Barueri e Santana de Parnaíba avançam na flexibilização do Plano SP
Comércios poderão funcionar até meia-noite com capacidade de até 80%. Especialista pede cuidado da população
A partir de domingo (1/8), o horário de funcionamento e a capacidade de ocupação de comércios e serviços não essenciais do estado serão ampliados, segundo anunciado pelo Governo de São Paulo. Na região, Barueri e Santana de Parnaíba devem seguir a nova recomendação.
Com a mudança, os estabelecimentos poderão trabalhar até meia-noite, com ocupação de até 80%. Além disso, não haverá mais toque de restrição durante as noites e eventos com aglomerações continuam proibidos. As novas regras valem até o dia 16 de agosto.
De acordo com a gestão estadual, as novas medidas foram tomadas por conta da melhora nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a Covid-19. A expectativa ainda é que, a partir de 17 de agosto, o estado tire todas as restrições de horário e libere atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.
Em recente entrevista à Folha de Alphaville, o prefeito Rubens Furlan informou que seguirá o governo em relação a flexibilização. "Nós vamos avançar, trabalhar para recuperar a economia. Vamos retornar com a feira noturna, retomar com o expediente presencial nas repartições públicas", apontou.
Especialista
Para o infectologista Fábio Junqueira, a flexibilização é necessária, visto que houve uma redução de casos e internações na UTI e uma parte maior da população está vacinada, porém a população deve continuar seguindo as medidas sanitárias e não baixar a guarda.
"É muito importante a população entender que, mesmo com a flexibilização, é preciso continuar se cuidando e seguindo as medidas. A principal é usar máscara de forma adequada, principalmente em local fechado e evitar lugares que não sejam ventilados. É muito importante a população saber disso, pois o vírus ainda está circulando e temos variantes novas", destacou.
Cenário Covid-19
Nesta quarta-feira (28), dados mais recentes divulgados, Barueri atingiu um total de 29.607 casos confirmados da Covid-19. Já o número de óbitos chegou a 1.051.
Em Santana de Parnaíba, nesta quinta-feira (29), foram anotadas 14.609 ocorrências positivas da doença e 360 vítimas fatais.