Santana de Parnaíba pode ter Marmo Cezar candidato na eleição
Pai do prefeito é tendência para estar na corrida eleitoral e pode dobrar com Bruna Furlan
Com o prefeito Elvis Cezar (PSDB) em seu segundo mandato na prefeitura de Santana de Parnaíba, tem crescido a possibilidade do grupo lançar um candidato para a eleição de deputado estadual deste ano e o nome de Marmo Cezar (PSDB), pai do mandatário, aparece como uma das principais possibilidades.
Com a reeleição de Elvis em 2016 e a presidência do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), a tendência do grupo é lançar um nome para representar a cidade, o que não acontece desde o início dos anos 2000 na Assembleia Legislativa [Veja ao lado]. Procurado, Marmo admitiu que há estudos do partido para sua postulação.
"Há uma tendência muito grande que Santana de Parnaíba lance um candidato a deputado para concorrer nessas eleições. E se meu nome for citado, vai ser uma honra", afirmou à Folha de Alphaville. Nas últimas semanas, Marmo tem aparecido com mais frequência nos atos da prefeitura e chegou a substituir Elvis na entrega dos uniformes escolares em uma unidade.
Ele deixou em aberto a postulação. "Na política tem todas as possibilidades. O nome da gente é citado, mas tem que sentar com o grupo, com o prefeito Elvis Cezar, para ele dar o rumo que vamos seguir em Santana de Parnaíba", afirmou o ex -prefeito. "Se me escolherem, vou ficar muito agradecido".
Trejetória
Marmo foi reeleito no ano passado presidente do PSDB local e é secretário de serviços municipais na gestão. O nome do tucano ganha força, tendo em vista que venceu as eleições de 2012 para a prefeitura e governou durante 10 meses, quando saiu por conta de uma decisão judicial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pela reprovação de contas quando era vereador.
Elvis era o presidente da Câmara, assumiu a prefeitura e venceu a eleição suplementar. A ideia do grupo é utilizar o desempenho da gestão para alavancar uma boa votação na eleição para o estado. "Isso é que faz o diferencial, na verdade a gente tem pesquisa eleitoral na cidade e é muito satisfatória com o trabalho que o prefeito vem fazendo na cidade".
Apoios Uma candidatura da cidade, por outro lado, levará o grupo a buscar apoio de outras regiões. "Não tenha dúvida nenhuma, vamos fazer dobrada, temos muita gente que pode fazer", comentou.
O tucano admitiu que o partido pretende buscar parcerias inclusive com a deputada Bruna Furlan (PSDB), que ainda avalia se concorrerá para o cargo de deputada ou senadora.
"É uma grande política e já provou isso, uma deputada federal que trabalha muito pela região, isso seria uma grata satisfação". A definição sobre a eleição deve ocorrer até o mês de abril, quando será encerrado o prazo para troca de partidos, visando à disputa eleitoral. Algumas legendas também têm sondado o ex-prefeito.
Cidade não tem deputados desde 2009
A missão de Marmo Cezar e do grupo do prefeito Elvis Cezar em eleger um candidato é um desafio que necessitará de votos também de outras cidades, tendo em vista o eleitorado parnaibano. Pelo menos é o que aponta o histórico. A última vez que Santana de Parnaíba teve um representante na Assembleia Legislativa foi em 2002.
Na época, Pedro Mori (PSB) chegou ao parlamento paulista com uma votação de mais de 30 mil votos. Ele não esteve entre os 94 mais votados, mas graças ao coeficiente eleitoral de sua coligação conquistou uma cadeira.
No caso da Câmara dos Deputados, o ex-prefeito Silvinho Peccioli (DEM) foi eleito para o cargo de deputado federal em 2006, com mais de 130 mil votos. Na época, porém, uma aliança com a cidade vizinha de Barueri ajudou a catapultar o gestor, antes da primeira eleição da deputada Bruna Furlan. Silvinho deixou o parlamento em 2008 para assumir a prefeitura.