Santana de Parnaíba é a 1ª colocada em segurança no Ranking Connected Smart Cities
Já Barueri ganhou destaque por mais um ano no eixo de economia, ficando na primeira posição
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Barueri e Santana de Parnaíba estão entre as 20 cidades mais inteligentes e conectadas do Ranking Connected Smart Cities 2024, divulgado nesta terça-feira (3) e elaborado pela Urban Systems e pela Necta desde 2015. Na classificação geral, entre 100 cidades, o município barueriense angariou a 9ª posição, com uma nota de 35,579, enquanto Parnaíba ficou em 12º com 35,040.
Nos recortes por eixo, sendo 11 no total (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança), Santana de Parnaíba manteve o destaque de cidade mais segura, ficando em 1º lugar no eixo segurança, entre cidades de 100 a 500 mil habitantes.
De acordo com o ranking, a cidade registrou investimento de R$ 280 per capita com segurança (despesas pagas), 288 policiais para cada 100 mil habitantes e centro de controle e operações.
Parnaíba também registrou evolução em outros indicativos, como Tecnologia e Inovação, Educação, Economia, Empreendedorismo e Mobilidade. Neste último, ela foi a mais bem colocada entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes. O município destacou-se por contar com 19,5 kms de ciclovia para cada 100 mil habitantes.
Barueri manteve mais um ano a liderança no eixo de Economia, entre cidades de 100 a 500 mil habitantes.
Segundo o levantamento, entre os fatores que ajudaram a conquistar essa posição, está o crescimento de 11,4% no PIB per Capita, de 21% no número de empresas e de 1,7% no número de empregos.
Ranking
O Ranking Connected Smart Cities é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil e traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.
Com mais de 70 indicadores, ele coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo censo IBGE 2022), totalizando 656 cidades.
O estudo considera o "Conceito de Conectividade" sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. As smart cities entendem que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.