Santana de Parnaíba chega aos 443 anos com reconhecimento em diferentes setores
Neste ano, município foi considerado o mais seguro do país pelo Ranking Connected Smart Cities
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Na terça-feira (14), Santana de Parnaíba celebra seus 443 anos de história repletos de conquistas. Este ano, a cidade, com seus 154.105 habitantes, ganhou destaque como a mais segura do país, segundo o Ranking Connected Smart Cities divulgado pela Urban Systems em setembro.
O levantamento destacou a presença de 290,7 policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito por cem mil habitantes, um investimento de R$199,7 por habitante em segurança, além da existência de um Centro de Controle e Operações.
Além disso, Parnaíba ficou entre os dez municípios mais competitivos do país, angariando o 9° lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 e conquistou a 12ª posição no Ranking de Cidades Sustentáveis 2023.
Outro índice que chama atenção é o conquistado no Mapa da Felicidade do Estado de São Paulo, feito pelo Instituto Cidades. A região onde o município está inserido teve aumento de 5% na felicidade, passando de 6,19 em 2004, último ano em que foi feito, para 6,51 em 2023.
Comemorações
Para celebrar seu aniversário, na terça-feira (14), a cidade contará com uma programação especial. O grande destaque será o show gratuito da dupla Matheus & Kauan, na Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40, portão 2), às 20h. É solicitado a doação de 1kg de alimento não perecível.
As comemorações terão início às 6h com a Alvorada no Centro Histórico. Às 9h será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz Sant'Ana (Largo da Matriz, s/n), seguido por um café no Cemic (Largo da Matriz 49) às 10h30. Já às 11h, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo fará uma apresentação em frente à antiga sede da Cultura.
É possível conferir a programação no site da prefeitura.
Uma cidade com história
Santana de Parnaíba é um dos três municípios mais antigos da região metropolitana. Fundada em 1580 às margens do Rio Tietê, serviu de ponto de referência para expedições Bandeirantes.
Além de carregar em seu DNA a questão histórica, o município é conhecido por suas tradicionais festas culturais e religiosas, como Drama da Paixão e o Carnaval de rua.
No quesito patrimônio histórico, o conjunto arquitetônico da cidade é o maior do Estado de São Paulo, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat, entre elas, a Igreja Matriz Sant'Ana e o Museu Anhanguera.