Região volta a ter saldo positivo de empregos
Dados do Caged mantém melhora na criação de vagas na maioria das cidades
Após perder 30 mil empregos em 2016 e 10 mil em 2017, a melhora na criação de vagas aparenta ter mantido a recuperação no começo do ano, nas oito cidades que compõem a região oeste.
Em janeiro, o saldo entre desligamentos e admissões foi positivo: 113 novas vagas nas somas de Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.
O resultado não foi melhor, por conta das demissões em Itapevi e Osasco que superaram as admissões.
O cenário é ainda mais positivo quando se leva em conta as cidades onde se encontra Alphaville. Barueri foi a cidade que mais teve novas vagas criadas: 287 de saldo positivo. O município foi impulsionado, em especial, pelas áreas da indústria da transformação (saldo de 804 novas vagas) e da construção civil (com 588 novos empregos). No entanto, comércio pesou negativamente com a redução de 1.262 postos, terminado o fim de ano.
Em Santana de Parnaíba, houve mais 106 contratações, ante demissões, puxados também pela indústria da transformação e pela construção civil, mas sobretudo pelo comércio com 77 novas vagas. O setor de serviços foi o fator negativo, com 46 demissões a mais do que as contratações.