Segunda, 21 Outubro 2024

Cidades

Região pode sofrer com mais episódios de chuvas fortes e ventos neste mês

Alerta Cidades

Região pode sofrer com mais episódios de chuvas fortes e ventos neste mês

Informação é do Climatempo. No dia 11, temporal causou estragos no bairro, incluindo falta de energia

Após o temporal do dia 11, moradores do residencial 9 chegaram a ficar três dias sem energia elétrica (Foto: Reprodução)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

No dia 11, um temporal com fortes ventos atingiu a região, deixando grandes estragos, como quedas de árvores e prejuízos em propriedades. Segundo a Defesa Civil, essa foi a chuva com a maior rajada de vento já registrada na região metropolitana, com 107,6 km/h.

Um novo alerta foi emitido pela Defesa Civil para pancadas de chuva e rajadas de vento a partir desta sexta-feira (18) até domingo (20). A Prefeitura de Santana de Parnaíba informou que já realizou uma série de ações para prevenção de desastres.

À reportagem, Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo, informou que mais episódios como este devem ocorrer neste mês em Barueri e Santana de Parnaíba com chuvas fortes e ventos.

"A primavera é uma estação fértil para a formação de chuvas, como a registrada no último final de semana em São Paulo, especialmente devido ao forte contraste térmico causado pela chegada de uma frente fria. Geralmente, essas condições favorecem a formação de pancadas de chuva que se intensificam rapidamente e podem ocorrer novamente ao longo de toda a estação de primavera e também no verão. Esses eventos são muito comuns no Brasil e já ocorreram inclusive no ano passado", apontou.

No escuro
Com o temporal, a Enel informou que, pelo menos 3 milhões de clientes ficaram sem energia. Alguns moradores de Alphaville, como do residencial 9, chegaram a ficar três dias sem fornecimento de luz.

"Eu acho isso uma falta de respeito. É tirar um barato com a cara da gente e olha que o serviço não é de graça. Pagamos caro e muito caro por isso! Fico arrasada com isso! Não me conformo", disse uma moradora nas redes sociais.

De acordo com Lucas Grisolia Fratari, sócio da LGF Advogados Associados, os consumidores lesados podem buscar na justiça o direito a ser indenizado tanto por danos morais, quanto materiais.

"Para uma reparação justa e eficaz, é extremamente importante para o consumidor que seja feito o registro das reclamações e pedido de ressarcimento nos canais da Enel, guardando os protocolos, além de fazer registros dos danos causados e documentar os prejuízos", explicou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/