Rede Ipiranga anuncia reajuste no valor dos combustíveis
Alta dos valores é atribuída à medida provisória 1227/24 do governo federal, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/COFINS
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A distribuidora Ipiranga emitiu um comunicado informando que, a partir desta terça-feira (11), os preços da gasolina, etanol e diesel comercializados pela empresa devem ser reajustados. Não foi informado o valor do reajuste. De acordo com a companhia, a alta dos valores é atribuída à medida provisória 1227/24 do governo federal, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/COFINS.
A medida anunciada pelo governo na semana passada vida compensar a desoneração da folha de pagamentos de setores da economia e de municípios para cumprir a meta de déficit zero em 2024.
Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), com essa mudança, o impacto no setor de combustíveis será de pelo menos R$ 10 bilhões. Isso poderia levar a um aumento de 4% a 7% no preço da gasolina, enquanto no diesel seria de 1% a 4%.
Entidades contra a medida
As entidades do setor de combustíveis Brasilcom, Abicom, SindTRR, Fecombustíveis e Sindicom publicaram uma nota conjunta anunciando que são contra a medida. Eles destacaram que a proibição de usar créditos de PIS/Cofins de insumos para o pagamento de outros tributos federais represará esses créditos em sua contabilidade e ainda forçará as empresas a buscar outros recursos financeiros como por meio de empréstimos.
"Esses custos adicionais impactarão toda a cadeia, inclusive para o transporte público, frete de carga e alimentos, com impactos diretos sobre o consumidor final e sobre a inflação", apontaram.