Sábado, 23 Novembro 2024

Cidades

Reclamações por ligações abusivas já ultrapassam número de 2022

Telemarketing Cidades

Reclamações por ligações abusivas já ultrapassam número de 2022

Dados são do Procon de Santana de Parnaíba e se referem a este ano. Estado conta com programa "Não Me Ligue"

Em 2022, Santana de Parnaíba registrou um total de 248 reclamações por ligações abusivas (Foto: Folha de Alphaville)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Recentemente, moradores de Alphaville utilizaram as redes sociais para expressar insatisfação com ligações invasivas de empresas oferecendo produtos, empréstimos e outros serviços. Uma moradora mencionou: "Estou cansada das ligações dessa empresa oferecendo um cartão pré-aprovado. É um abuso incrível, já que nunca pedi um cartão. E o pior é que as ligações são constantes; bloqueio um número e eles ligam de outro."

Outra pessoa relatou: "Recebia de 20 a 30 ligações diárias, dizendo que eu estava pré-aprovada para ser revendedora de uma marca. Eu bloqueava os números, mas eles continuavam ligando de novos números com o mesmo prefixo."

Este ano, o número de queixas relacionadas a ligações invasivas em Santana de Parnaíba ultrapassou o total registrado em 2022. Dados do Procon da cidade revelaram que até julho, foram registradas 268 reclamações desse tipo. No ano anterior, o total de queixas não ultrapassou 248 registros, enquanto em 2021 foram reportados 364 casos.

"As empresas de telefonia, bancos e serviços essenciais foram as mais citadas em reclamações em 2022. Os moradores podem denunciar pelos sites procon.sp.gov.br e consumidor.gov, bem como nos atendimentos dos Procons municipais", indicou o Procon.

O Procon de Barueri afirmou que, até o momento, não recebeu reclamações sobre ligações invasivas, mas orientou os consumidores que buscassem o órgão para tratar desse problema.

"Não Me Ligue"
O Procon-SP informou que os consumidores do estado de São Paulo podem utilizar o programa "Não Me Ligue". Por meio desse programa, é possível cadastrar os números de telefone no site (bloqueio.procon.sp.gov.br/#/) para evitar receber ligações de telemarketing. Após 30 dias, as empresas ficam proibidas de ligar para os números cadastrados.

"Os números cadastrados permanecem bloqueados por tempo indeterminado e podem ser cancelados a qualquer momento. Também é possível registrar reclamações contra empresas que desrespeitem o bloqueio", ressaltou o órgão.

Até maio deste ano, o programa recebeu 14.246 reclamações de consumidores cadastrados. No ano passado, esse número atingiu um total de 53.194 queixas.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/