Quase 80% dos moradores do bairro têm vontade de exercer o voluntariado
Dado é de uma enquete realizada pela FA. Dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Na terça-feira (5/12) é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville revelou que 78% dos moradores do bairro que responderam têm vontade de se voluntariar em algum projeto.
Outros 26% afirmaram que já são voluntários. A grande maioria ajuda em entidades voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, seguido pelos que atuam em prol das pessoas com deficiência, causa animal e idosos. Mais de 70 pessoas participaram da enquete.À reportagem, a APAE Barueri (Estrada dos Pinheiros 1420), ONG que atua na prevenção de deficiências, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias assistivas e na inclusão social da Pessoa com Deficiência, crianças e jovens, destacou que os voluntários são de grande importância, são sempre muito engajados e acreditam na causa.
"Temos um enorme carinho por todos, o trabalho que realizam na APAE Barueri é muito bonito. Eles dedicam não só o tempo, mas esforços, habilidades, competências", disse.
"Para ser voluntário, só entrar em contato via telefone (11 4199-5364) ou e-mail (contato@apaebarueri.org.br), agendamos a visita para que conheça o voluntariado e a organização, preenche as documentações necessárias e fazemos o cronograma dos dias que virá até a organização para o trabalho", informou.
Outras entidades
A região conta com outras entidades que atuam em diferentes causas. Fundada há 22 anos, a Rainha da Paz (Estr. Ecoturística do Suru 1833) atende 470 crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência e suas famílias. A entidade aceita voluntários em várias áreas, como terapêutica e serviço social, gestão administrativa, captação de recursos e eventos pontuais. Informações podem ser obtidas no site (abcrainhadapaz.org.br/ nossa-historia/seja-um-voluntario/).
Com foco na causa animal, a região conta com o trabalho feito pela SOS Pet Alpha, que atua no resgate e acolhimento de cães e gatos em situação de risco na região. É possível se voluntariar pelo site (sospetalpha. org.br/seja-voluntario/).
Já o Grupo Vida Brasil tem como foco prestar serviços gratuitos às pessoas a partir de 60 anos de Barueri. Os interessados em ajudar podem se candidatar pelo portal da instituição (grupovidabrasil.org.br/voluntariado).