Projetista do Tamboré, arquiteto e urbanista Jaime Lerner morre aos 83 anos
Ele faleceu nesta quinta-feira (27), em Curitiba, em decorrência de complicações de doença renal crônica
Nesta quinta-feira (27), o arquiteto e urbanista Jaime Lerner morreu aos 83 anos. Ele estava internado desde domingo no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, e faleceu em decorrência de complicações de doença renal crônica.
Formado pela Universidade federal do Paraná, Lerner foi responsável por projetos no ramo em diferentes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Entre os que mais ganhou notoriedade está o projeto de planejamento urbano e da transformação do transporte público em Curitiba.
Na região, Jaime fez o planejamento urbano do loteamento de Tamboré em 1988. Em uma entrevista para o Jornal Folha de São Paulo no ano de 1995, Fábio Penteado de Ulhôa Rodrigues, da Tamboré S.A, afirmou que Lerner identificou uma falta de áreas para comércio e indústria na região e, por essa razão, foram reservados espaços equilibrados entre moradia, lazer, comércio e área empresarial.
Lerner também trilhou uma carreira na política. Entre os anos de 1970 e 1990, ele foi prefeito de Curitiba três vezes e foi duas vezes governador do Paraná, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002.