Procura por ovos de páscoa terá aumento de 5%
Dado é da Associação Paulista de Supermercados
A pouco mais de uma semana da Páscoa, comemorada em 1º de abril, começa a corrida contra o tempo pela procura aos produtos da época. Segundo esquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), divulgada recentemente, os supermercados apostam em uma alta de aproximadamente 4% nas vendas, se comparadas a 2017. Os ovos de Páscoa deverão ter crescimento de 4% a 5%. Já quanto aos preços, o aumento está previsto em torno de 3%.
Outros dois produtos bastante consumidos no período da quaresma, que antecede a Páscoa, são os pescados e os ovos de galinha. Em relação aos peixes e frutos do mar, a APAS estima um crescimento de comercialização entre 2% e 4%. De acordo com a Associação, para os ovos de galinha, os valores atingem normalmente seus melhores resultados neste período devido à alta demanda, por isso, a estimativa é de alta de 6% a 8% nas vendas.
Custo dos chocolates
Os chocolates estarão com valores mais contidos em 2018. A expectativa é de aumento em 3% com relação a data do ano passado. Os doces em geral, no acumulado de 2017, apresentaram deflação de -0,84%. "Os motivos desta menor expectativa de preços estão no dólar estável, os contratos e salários indexados pela inflação oficial (IPCA) com a base menor do ano, e dos preços de matérias-primas ainda sendo influenciados pela supersafra de 2017", comentou Thiago Berka, economista da APAS.
Alerta
A Fundação Procon SP orienta aos consumidores que se atentem ao valor dos juros e outras taxas cobradas em caso de parcelamento dos produtos. Além disso, pesquisar os custos e aproveitar as promoções. Sobre os ovos de páscoa, o alerta é que devem estar armazenados em local fresco e arejado e sem incidência direta da luz solar, com embalagem íntegra, sem furos ou amassadas.