Prefeitura de Barueri reforça ações voltadas à segurança nas escolas municipais
Medidas foram anunciadas nesta segunda-feira (10)
Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Barueri publicou um vídeo nas redes sociais sobre as medidas de segurança que têm sido tomadas, de forma preventiva, nas escolas da rede municipal de ensino. O reforço nas ações foi feito após os últimos acontecimentos de ataques a unidades escolares no país, como o que aconteceu no dia 5 em uma creche em Blumanau.
De acordo com a gestão, nesta segunda (10), viaturas e agentes estiveram na porta das escolas para acompanhar a entrada dos estudantes. Além disso, a prefeitura destacou que, para dar tranquilidade à comunidade escolar da rede municipal de ensino, toda possibilidade é levada em consideração e encaminhada aos órgãos de segurança pública.
"Os pais podem mandar as crianças para a escola, que estamos mantendo a segurança", disse Celso Furlan, Secretário de Educação de Barueri.
Segurança nas unidades
Há mais de um ano, a gestão barueriense implantou totens de segurança nas entradas de todas as unidades para monitorar a localidade em 360° de forma simultânea. Os equipamentos têm ainda botão antipânico, câmera a microfone, em que a comunidade pode entrar em contato com agentes da força policial 24h por dia.
"Estão distribuídas pelas unidades mais de 1500 câmeras conectadas em tempo real a uma central de monitoramento, em que é possível identificar comportamentos suspeitos. Nas salas de aula, as professoras das escolas trabalham programa antibullyng pela promoção da cultura de paz", afirmou a prefeitura.
Mais ações
Os vereadores de Barueri têm se mobilizado com foco em ampliar a segurança nas escolas. O parlamentar Allan Miranda enviou um ofício para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri para solicitar a colocação de um guarda civil municipal em cada escola da cidade.
De acordo com o vereador, este é um pedido dos moradores. "Para que eles fiquem mais tranquilos com a segurança nas unidades escolares após os lamentáveis ataques ocorridos", disse.
Já o vereador Helio Jr solicitou totens de segurança na frente de unidades do ITB e da Fieb.